Aluno do Patronato se destaca pelos inúmeros feitos e dedicação aos estudos.

 Unindo tradição educacional, inovação tecnológica e eficiência pedagógica, o Patronato Sousa Carvalho se destaca na região pela sua maneira inovadora de educar seus alunos, preparando-os para a vida e para o mercado de trabalho a partir do uso dos recursos da transformação digital, aliado ao maior envolvimento com as reais necessidades de cada discente.

Em virtude disso, são inúmeros os resultados obtidos através de uma educação voltada para o futuro e a nossa felicidade em acompanhar essa trajetória de evolução dos nossos estudantes é imensurável. 

Neste mês de novembro queremos dar destaque ao aluno Francisco Eduardo Jerônimo de Sousa Filho. Estudante do Patronato desde o 5º Ano, Eduardo sempre gostou muito de estudar e competir, buscando aperfeiçoar o seu conhecimento e se destacar, assim como seus ídolos de infância: Ayrton Senna, Lionel Messi, Michael Phelps, entre outros. Segundo Eduardo, o desejo de alcançar a excelência faz parte dos seus objetivos. O estudo contínuo, a perseverança e o empenho fizeram com que ele alcançasse grandes conquistas.

“O sucesso é treinável e quando encontra alguém disposto a pagar o preço desse sucesso se torna inevitável.” JOEL JOTA

Com esses incentivos, Eduardo começou uma trilha incansável de buscas pela vitória, alcançando o sucesso tão almejado.

Dos inúmeros feitos do Eduardo, os mais significativos foram:

Maio - ONHB - A OLIMPÍADA NACIONAL EM HISTÓRIA DO BRASIL, que é um projeto de extensão da Universidade Estadual de Campinas, desenvolvido pelo Departamento de História por meio da participação de docentes, alunos de pós-graduação e de graduação. Os representantes do Patronato foram os estudantes Eduardo Jerônimo, do 2º Ano do Ensino Médio, Antonio Kauê e o Cauã Dias, ambos do 3º Ano do Ensino Médio. Das sete etapas, a nossa equipe conseguiu chegar à semifinal.

Foto-Arquivo pessoal - perfil instagram

Julho - OBCH - A OLIMPÍADA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS HUMANAS, que é uma iniciativa educacional voltada a estudantes do Ensino Médio de todas as escolas do Brasil, com o objetivo de democratizar e divulgar as ciências humanas de uma forma descontraída, com os conteúdos de História, Geografia, Filosofia e Ciências Sociais.  A OBCH  é organizada pela IFSP - Instituto Federal de São Paulo - Campus Guarulhos.

Na referida olimpíada, nosso aluno Eduardo Jerônimo (2° ano do Ensino Médio) alcançou a medalha de prata 🥈 .

Julho – OBINVEST - OLIMPÍADA BRASILEIRA DE INVESTIMENTOS - Organizada pelo Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio de Janeiro (CEFET RJ), a prova foi composta por 3 fases, sendo 2 objetivas e a última discursiva. Ela exigia dos participantes conhecimentos matemáticos, de investimentos e educação financeira.

Mais uma vez, nosso aluno Eduardo Jerônimo, do 2° ano do Ensino Médio, obteve a nota mais alta da cidade de Ipu na competição e uma das maiores notas do Norte-Nordeste, conquistando, assim, “Menção Honrosa”.

Setembro – OCHE - OLIMPÍADA DE CIÊNCIAS HUMANAS DO CEARÁ, evento de competição de conhecimentos realizado pelo Instituto Federal do Ceará (IFCE), organizado com o propósito de incentivar a pesquisa por meio de ações educacionais e culturais em todo o estado do Ceará. A olimpíada foi composta por 4 fases on-line e uma fase presencial, que foi realizada no campus da IFCE, na cidade de Maranguape. Os representantes do Patronato foram os alunos do 1º ano do Ensino Médio, João Batista e João Antônio, e o aluno do 2º ano do Ensino Médio, Eduardo Jerônimo. Nossos estudantes chegaram até a quarta fase, ou seja, a semifinal.
Para Eduardo, “ninguém deveria se prender a uma área específica de conhecimento. Ter ideal, sim. Se prender a um só conhecimento durante os estudos, nunca. Todo aluno que quiser ser bem-sucedido nos estudos precisa se conhecer, sonhar, mas, colocar os pés no chão e buscar a realização dos seus sonhos. Buscar oportunidades e não se perder com passatempos supérfluos.”

As férias do Eduardo foram bem diferentes das férias da maioria dos estudantes. De junho a setembro seu hobby predileto foi passear pelas estrelas, literalmente.
Nosso aluno aventureiro resolveu participar de um projeto da NASA (Agência Espacial dos Estados Unidos 🇺🇸) denominado Caça Asteroides, que tem como objetivo encontrar novos asteroides. Esse projeto teve a participação de estudantes que gostariam de contribuir, na prática, para o desenvolvimento e o conhecimento científicos.
O Projeto Caça Asteroides é uma inciativa do International Astronomical Search Collaboration (IASC), programa de ciência cidadã da National Aeronautics and Space Administration (NASA), em uma parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict). Ocorreu em duas etapas, junho e setembro. Na primeira etapa, a ação recebeu a inscrição de quase 500 equipes – incluindo uma dos Estados Unidos. O IASC envia as imagens do cinturão captadas por um telescópio, situado na Universidade do Havaí, aos cientistas cidadãos que, por sua vez, analisam as imagens no Astrometrica e devolvem ao IASC os relatórios com os resultados de suas análises. Após o exame desses relatórios, o IASC diz quantos asteroides preliminares foram encontrados. Tais asteroides passam, então, por um processo de análise da Minor Planet Center (Universidade de Harvard), organização que nomeia corpos no sistema solar, em seguida, passam para a fase de maior análise e futura nomeação. Esse trabalho rendeu a descoberta de 20 asteroides que ainda não haviam sido catalogados pelo IASC, os chamados asteroides preliminares, sendo cinco na primeira edição e quinze na segunda. Cabe ressaltar que para participar desse projeto o estudante precisa ter um computador e acesso à Internet. Eis a grande dificuldade, visto que Eduardo não tinha esse aparato tecnológico. Porém, incentivado pelo pai a obter suas conquistas com seus méritos e esforço pessoal, nosso garoto trabalhou nos momentos livres e comprou com recursos próprios um notebook.
A sua dedicação ao projeto rendeu a descoberta de dois, dos vinte asteroides descobertos. Durante toda essa aventura espacial, Eduardo ficou por 3 dias consecutivos em 1º lugar no projeto do Observatório Astronômico japonês de classificação de galaxies. 

Agora, Eduardo aguarda ansiosamente o momento de dar nome aos asteroides detectados, que ainda irão passar por um processo de análise que pode durar de 3 a 5 anos.

Palavras do Eduardo Jerônimo:
“Os nomes dos 2 asteroides que detectei serão colocados em homenagem aos meus 2 bisavôs falecidos: Benedito Jerônimo e Manoel Lopes. Assim, será eternizado o nome dos meus entes queridos no universo, pois acredito que uma pessoa só morre, de fato, quando deixamos de lembrar dela com admiração, amor e carinho e paramos de citar seu nome.”
Por fim, nosso aluno prodígio agradece a Deus, pela saúde, pela determinação e pela inteligência para aproveitar as oportunidades, aos seus pais por sempre buscarem proporcionar o melhor para ele e a Larittrix, que foi e é uma grande inspiração. Além disso, agradece também aos seus professores, em particular o Professor de Matemática, hoje Diretor do Patronato Sousa Carvalho, José Mário.  Enfim, agradece a todos que de alguma forma o ajudaram nos processos que teve de passar até alcançar os seus objetivos.
Para você conhecer melhor o Eduardo Jerônimo, aluno do 2º Ano do Ensino Médio do Patronato Sousa Carvalho, assista à entrevista feita pela rádio de Sobral, Voz Fm, diretamente do Patronato Sousa Carvalho.
 
O Eduardo agora está trabalhando contra o tempo com o propósito de angariar fundos para participar da premiação, tendo em vista que precisa viajar para Brasília e as despesas são por sua conta. Para ajudá-lo, visite a sua página no Instagram: instagram.com/eduardojeronimosf/ 

Eduardo, o Patronato se orgulha de você!

Patronato, há 7 décadas promovendo Educação com EXCELÊNCIA.

Comentários