V Exposição de Física e Química (EFQ) do P S C 2022


A Exposição de Física e Química (EFQ) do Patronato Sousa Carvalho foi realizada dia 18 de agosto de 2022, e está na sua quinta edição anual. O objetivo principal desse projeto é proporcionar aos estudantes uma educação de qualidade e prazerosa por meio do desenvolvimento de trabalhos em grupo que despertam o interesse dos alunos para o estudo de ciências.

EQUIPE: OS ILUMINADOS

- Vitória Bruna ( 2° ano )

- Francisco Kauan ( 3° ano )

- Marcos André ( 3° ano )

- José Davi ( 2° ano )

- kauê ( 3° ano )

 Explicação dos Experimentos

 Tornado de Fogo: 


Como se forma o tornado é simples. A tela se choca com o ar, que está dentro e envolta do fogo, e faz ese ar rodar. Ele se encontra com o fogo que está subindo, um rodando e outro subindo que formam  um movimento de espiral que é o tornado. 

Tornado Magnético : 

O tornado se forma por conta do campo magnético criado pelo o super imã que está colado no HD que quando ligado começa a girar muito rápido e o Becker com água tem um arame dentro, assim quando ligamos o HD o campo magnético faz o arame girar muito rápido dentro da água e assim formando o tornado. 

Já as pulseiras de festa é só para deixar mais bonito, mas elas funcionam da seguinte forma, assim que quebramos a pulseira o líquido chamado luminol entra em reação com a água oxigenada que está dentro da pulseira e daí ele começa a brilhar

Como enxergar a voz: 

Uma lata com um balão em um dos lados, com um espelho colado no balão e um laser refletindo no espelho. Quando você fala, as ondas sonoras fazem o balão vibrar, fazendo o laser que reflete no espelho produzir o efeito da onda. 

A EFQ contempla diferentes áreas do conhecimento, permitindo o desenvolvimento de conteúdos de forma interdisciplinar. Foi um momento mágico e único, a dedicação de todos garantiu o sucesso desse evento.

EQUIPE: OS EINSTEIN DA NOVA GERAÇÃO.

 - Lara stephany (3° ano)

- Samuel (3° ano)

- Luiz Neto (3° ano)

- Carlos Eduardo (3° ano)

- Gabriel (3° ano)



Explicação das Experiências

 

Vulcão:

É uma reação bem simples, o vinagre reage com o Bicarbonato de sódio e produzindo dióxido de carbono, criando bolhas que se expandem e saem do líquido.

 Lâmpada de Lava:

A pastilha efervescente entra em contato com a água faz com que o gás carbônico seja liberado. Por isso, grandes quantidades de gás são levadas até a superfície e, com isso,  levam também algumas porções de água. Quando chega no topo, o gás é dispensado e o líquido volta a descer para o fundo do pote.

 Fumaça na Garrafa:

Quando se chacoalha a garrafa grande parte do álcool evapora e fica dentro. E quando é injetado o ar dentro da garrafa a pressão lá dentro vai aumentando com isso a temperatura aumenta também, Só que na hora que é tirado a tampa o ar frio entra e o álcool fica condensado gerando a fumaça.

 A EFQ nos serviu de forma bastante positiva, uma maravilhosa oportunidade de aprender praticando, e ainda tivemos a oportunidade de ensinarmos outras pessoas. Foi muito bom ver a expressão das pessoas que vieram nos assistir


EQUIPE: POWER RANGERS

 Cássia Cibelly (2º ano)

Caio Feitosa (2º ano)

Lauren Paiva (2º ano)

Letícia Miranda (3º ano)

Eduarda Magalhães (2º ano)

 Produzindo gás hidrogênio:

 Ao misturar soda cáustica, alumínio e água acontece a seguinte reação:

2 NaOH + 2 Al + 2H2O → 2 NaAlO2 + 3 H2

Quando é adicionada a água junto ao papel alumínio e a soda caústica começa uma reação chamada exotérmica, onde muito calor é liberado. Por isso, a garrafa esquenta durante a reação.

A soda cáustica reage com o papel alumínio gerando Aluminato de Sódio (NaAlO2) e o gás hidrogênio que enche a bexiga. A bexiga, contendo gás de Hidrogênio suficiente, pode então subir, pois o gás em seu interior é mais leve que os gases que compõem o ar, além de ser inflamável, fazendo assim com que haja a explosão de seguinte reação:

2 H2 + O2 → 2 H2O

 A vácuo:

 Quando retiramos o ar de dentro do saco, a pressão interna diminui e a externa aumenta, criando vácuo dentro do saco, fazendo com que a pessoa não consiga se mexer nem rasgar o saco, já que a pressão interna é muito pequena em relação a externa.

Outro fator que explicar o porque de você não conseguir rasgar o saco e nem se mexer é a segunda lei de Newton: F = m • a. Quando você retira o ar do saco você não tem espaço pra ter o movimento, se não tem movimento, não tem aceleração. São aproximadamente 3 mil metros de peso em cima da pessoa, a gravidade é gigantesca.

 A água que sobe na garrafa:

 Ao coloca a garrafa em cima da vela, a garrafa se enche de ar quente, e todo o ar frio sai, quando ela é colocada em cima da água (por causa da diminuição do oxigênio) a chama da vela vai diminuindo até apagar, e a temperatura do ar dentro da garrafa também vai diminuindo. Quando a temperatura de um gás cai, consequentemente a pressão também vai diminuir. É o que acontece dentro da garrafa, a pressão do gás vai competir com a nossa pressão atmosférica e claramente ela perde, fazendo com que o líquido dentro da garrafa suba.

 Fogo com maisena:

 Primeiramente para ter fogo a gente precisa de um combustível que é a maisena, um comburente que é o oxigênio do ar e um pouco de energia inicial que é o fogo que coloquei no papel. O fogo acontece com a disposição das moléculas, ou seja, quando a maisena que é o combustível esteja completamente misturada com o comburente que é o oxigênio do ar, por isso é muito difícil da maisena compacta pegar fogo. Você vai perceber que a maisena só pega fogo a partir de uma certa distância, ou seja, a partir de um certo ponto em que ela esteja completamente misturada com o oxigênio do ar.

 Microscópio de laser:

 Ao adicionarmos água poluída (ex: riacho Ipuçaba) em uma seringa, depois prendermos uma gotinha na ponta da seringa e direcionarmos uma caneta laser em direção a gota d’água, podemos visualizar tudo que está presente nessa gota d’água, como bactérias e micro-organismos. Isso acontece devido a nossa gotinha de água ser uma lente biconvexa e ao passar o raio laser pela gotinha d’água, acontece o fenômeno da refração (quando as ondas eletromagnéticas passam por meio translúcido ou transparente). O raio laser ao passar por um meio refringente, acontece também a divergência dos raios, que é quando a luz sai de um único ponto e se espalha por todo o meio ao redor dela, podendo assim, vermos uma imagem semelhante a um “cinema”.

 Participar da EFQ foi uma experiência e oportunidade única para enriquecer nossos conhecimentos, incentivando o nosso aprendizado e desenvoltura no momento da explicação, nos estimulando a ter zelo e dedicação com tudo que foi proposto para nós produzirmos e nos fazendo perceber que a física e a química estão presentes no nosso dia a dia mais do que imaginamos.


EQUIPE: THE LEGENDS 

 Integrantes:

Francisco Eduardo (2° ano)

Layla Hemmily (2° ano)

Roberta Larissa (2° ano)

Ana Beatriz (2° ano)

Vyda Torres (2° ano).

 Experimento - fogo na mão (Francisco Eduardo e Layla Hemmily)

 Procedimento: colocou-se uma mão na bacia com água e detergente, depois colocou-se a mesma mão na outra vasilha, que continha água, detergente e bolhas feitas com o odorizante ("bom ar"). Acionaram o isqueiro e queimaram as bolhas feitas com o "bom ar" sobre a mão. Uma chama de fogo queimou sobre a mão do indivíduo. Porém, a pele da pessoa não teve nenhuma queimadura.

 Experimento - pulmão artificial (Roberta Larissa)

 É uma réplica que funciona de forma similar ao pulmão do ser humano. Até mesmo quando a estrutura do diafragma é contraída, os pulmões artificiais (bexigas) inspiram o ar. Os materiais usados para a fabricação do pulmão artificial foram: garrafa pet (caixa toráxica), bexigas (pulmões), arame, cano plástico e fita adesiva.

 Experimento - teste de qualidade da gasolina (Ana Beatriz e Vyda Torres)

 Consiste em calcular a porcentagem de gasolina separadamente do etanol, que acomompanha o primeiro combustível citado.

Necessita-se de gasolina adquirida em dois postos de combustíveis diferentes, duas provetas e água. Primeiro se coloca gasolina nos recipientes, depois água, tudo na mesma proporção, após isso, é preciso mexer os líquidos. Então, compara-se a porcentagem de gasolina e de etanol em cada proveta, que ficará facilmente visível.

Ao fazer o cálculo, irá ficar evidente uma diferença de porcentagem da gasolina pura e da gasolina misturada com etanol. Assim, será possível calcular qual posto vende mais gasolina pura do que misturada com etanol.

 A EFQ (exposição de física e química) foi importante para colocarmos em prática nossos conhecimentos adquiridos em sala de aula em relação às ciências da natureza.

Melhoramos também a nossa cooperatividade e companheirismo, afinal, os membros da equipe precisaram estar unidos e em sintonia para que tudo ocorresse da melhor maneira.

Foi uma experiência única e inesquecível, principalmente, ver as reações das pessoas ao assistir nossas apresentações, a curiosidade das crianças e demais visitantes, os olhos das pessoas demonstrarem surpresa com o que estávamos fazendo e explicando para elas.

EQUIPE = BATMAN & ROBIN: A DUPLA DINÂMICA 🦇🦸🏻‍♂️

 Estrelando:

Bruce Wayne (Marcos Levy Oliveira Gomes) - 3° ano EM

Jason Todd (Cauã Dias Damasceno) - 3° ano EM

 Fluído Não-Newtoniano: 

No episódio de hoje, Robin explica sobre o fluído não-newtoniano. Isaac Newton, o homem que estava tirando um cochilo em uma árvore quando uma maçã caiu em sua cabeça, e para se vingar, "criou" a gravidade, dizia que em um flúido qualquer, a pressão exercida sobre ele é proporcional à deformação, como por exemplo a água, que é um um "flúido Newtoniano" por seguir a essa Lei. A água quanto mais pressão você colocar sobre ela, mais ela irá afundar. Isso já não ocorre com a substância do experimento, na realidade, ocorre o contrário, a pessoa pode até mesmo socar a substância e nada vai acontecer, parecerá até um sólido, agora, se ela colocar a mão sem muita força, a mão começará a afundar, como um líquido, por isso é chamado de "Flúido Não-Newtoniano". Nesse experimento é usado apenas água e Maizena, o que acontece é que quando o amido de milho sofre pressão, ele se junta às moléculas de H2O, ficando mais sólido, agora quando não está sofrendo tanta pressão, o amido de milho se separa das moléculas de água, sendo assim possível afundar.

 Caneca assustada: 

o experimento consiste em amarrar na ponta de uma corda uma caneca com um certo peso, passando de 0,5kg, e na outra ponta uma porca. Ao pedir a alguém para segurar a ponta onde está amarrada a porca e esticar e deixar suspensa a caneca sendo segurada apenas por um lápis, o experimento já está sendo preparado. Quando soltamos a porca, fazendo a caneca se desprender e obviamente ir em direção ao chão, acontece a diminuição do pêndulo, onde com o peso mínimo da porca, o peso e a aceleração da cabeça fazem com que a corda entre em atrito com o lápis que está sendo mantido suspenso, causando uma aceleração e diminuição desse pêndulo.

 Coleção Particular do Sr. Wayne: 

Aqui demos a oportunidade de nossos convidados darem uma olhada no acervo pessoal do Sr. Wayne, tratam-se de diversas relíquias que conseguimos durante nossas aventuras. Lá estavam algumas cobras (que não realidade não foram difíceis de conseguir, todos tem algumas amiguinhas assim), alguns tatu-bola que conseguimos no esconderijo do Penguium, um morcego (primo do Batman que foi assassinado pelo Coringa), todos mortos há muitos anos, além disso, havia um coração humano, que pertence ao próprio Batman, ele só está vivo ainda, porque deixou de ser humano, agora ele é a Vingança. O meu coração não estava lá, pois ele está quebrado, a Batgirl não responde mais minhas mensagens. Enfim, todos esses itens estão expostos há anos, e só não sofreram decomposição por estarem dentro de frascos com Formol, uma substância que é usado na preservação de espécimes. Então se um dia você matar alguém sem querer e quiser conservar o corpo: Formol.

 Em nome da Fundação Wayne, nos sentimos honrados em contribuir para essa exposição belíssima, que contribuiu enormemente para o aprendizado de todos os envolvidos, e foi sem dúvidas uma experiência inesquecível, que não só aumentou o conhecimento de todos sobre Física e Química, como promoveu o trabalho em equipe. Nos sentimos muito satisfeitos por abrir a Batcaverna para um evento tão edificante, demos uma pausa no combate ao crime, para essa jornada igualmente importante de conhecimento. Tanto o dia do evento, quanto os dias de preparação foram dias de muito empenho e empolgação, porém agora devemos voltar a perseguir o Coringa 🃏, mais uma vez, somos muito gratos por termos feito parte disso, se cuidem, e se precisarem de nós novamente, é só acionar o Batsinal (não gratuito).


EQUIPE: BAD BOYS

Integrantes:

Fabrício Eugênio (2º ano)

Rafael Marques (2º ano

Emanuel Ryan (2º ano)

Mikaell Breno (2º ano)

Ruan Lino (2º ano)

 

Experimentos:

 Fogo com bombril e pilha

 O Bombril que queima com pilha, é algo que acontece quando você utiliza duas pilhas uma com o lado positivo e a outra com o lado negativo se tocando tornando se assim o reagente para enfim conseguir queimar o Bombril que é nosso produto nessa experiência.

 Porque o Bombril pega fogo?

Por conta que quando colocamos as pilhas e o Bombril na parte negativa e na parte positivas das pilhas acontece o efeito Jaule que é um fenômeno que transforma energia elétrica em calor em algum material que passe uma corrente elétrica que no caso é o bombril.

 Bolinha de fogo que não queima

 A bolinha que pega fogo e não queima consiste em você utilizá-la como se estivesse passando de uma mão para outra enquanto a bolinha está com fogo nela, nos utilizamos o álcool misturado com água como o produto que você deve passar na bolinha de algodão para que o fogo como reagente para acender a bolinha não queime suas mãos enquanto você passa ele pelas suas mãos, porém a gente bota detergente só para garantir que não machuque ou queime as mãos.

  

Pacman hidráulico

 O Jogo Do Pacman, consiste em uma brincadeira que a plataforma de papelão se mexe utilizando da pressão hidráulica que passa de uma seringa para outra por meio da água, assim fazendo a plataforma se mexer. Sendo assim a meta do jogo é diferente do Pac-Man tradicional já que projetamos para você utilizá-lo como um jogo com o objetivo de conseguir chegar ao centro com o seu personagem que nos utilizamos uma bila (bola de gude) para criar o personagem.

 O Pacman trabalha com pressão, que é uma força aplicada a uma determinada área, seja ela sólida, líquida ou gasosa. Quando uma seringa é acionada o líquido faz pressão acionando a outra seringa fazendo o joguinho se mover.

Câmara escura

 Câmera escura ou câmara escura é um tipo de aparelho óptico baseado no princípio de mesmo nome, o qual esteve na base da invenção da fotografia no início do século XIX. A câmera escura consiste numa caixa com um orifício em uma de suas faces.

 O olho humano se comporta como uma câmara escura de orifício, onde a luz entra pela íris, e o orifício central é a pupila. Ao penetrar a pupila, a luz chega à região oposta chamada de retina, onde a imagem é formada. Essa imagem, assim como na câmara escura, é invertida.Na câmera escura, quanto menor for o orifício, mais nítida será a imagem formada pela câmera.

 Carbureto e água

 A pedra de carbureto, é um solido iônico branco acinzentado que, em contato com a água, reage imediatamente produzindo gás acetileno (nome usual do etino) e hidróxido de cálcio. Seu nome oficial é carbeto de cálcio, mais conhecido como carbureto de cálcio. O carbureto é um composto que não se encontra na natureza, ele é utilizado para amadurecer frutas como por exemplo a banana.

 Ele pega fogo porque quando em contato com a água produz um gás inflamável que ao entrar em contato com o oxigênio incendeia.

Lâmpadas ligadas em série e em paralelo

 A ligação em série ocorre quando as lâmpadas são ligadas por apenas um fio dividindo a corrente elétrica entre elas, a maior evidência de que é uma ligação em série, é que quando queima ou retira uma das lâmpadas toda aquela parte para de funcionar, pois o fluxo de corrente é interrompido, não havendo um caminho alternativo para a corrente elétrica.

 Já as lâmpadas ligadas em paralelo, a ligação conta com duas ou mais cargas, mas todas possuem o mesmo ponto em comum. Isso quer dizer que existe um ponto de derivação para todas as cargas. Esse elemento faz o fluxo da corrente elétrica se separar proporcionalmente para cada carga, conforme o valor de sua resistência.

 Podemos concluir que as principais diferenças entre circuito série e paralelo, é a forma com que tensão e corrente se comportam. Circuito em série a corrente é a mesma e tensão diferente sobre as cargas, já em circuito paralelo será ao contrário, mesma tensão e corrente diferente para as cargas. 

Acompanhe as nossas Redes Sociais

 

Nossas Fan Page

Patronato Educação Infantil

Curta, compartilhe, comente. Sua opinião é muito importante para nós.


Comentários