Mensagem de Gratidão aos nossos Queridos Diretores

Ilustríssimos Senhores Diretores... Não faz muito tempo... faz sim. Nossa! Estou muito velho e enferrujado. Era tão simples fazer uma mensagem... Tenho muito respeito por vocês, e esse respeito é anterior a este cargo que estão ocupando agora, por isso, vou trata-los como amigos.

Não pude estar pessoalmente nesta festa linda que os professores estão fazendo para vocês, mas quero agradecer a todos, por permitirem a oportunidade de manifestar o respeito e admiração que temos por cada um de vocês.

Que bom que todos já me conhecem e sabem que esta mensagem é uma demonstração de amor, respeito, e não é demagogia.


Sabemos que a missão de um Diretor não é simples e nem um pouquinho fácil. Liderar pessoas, gerar equipes que sejam motivadas, comprometidas com o bem comum e motivadoras, é quase uma utopia.

Antes, José e eu estávamos sempre conversando em como fazer isso ou aquilo... E agora José? Espero que não veja seus cabelos ficarem brancos tão cedo como os meus... Sua responsabilidade agora é de um Pai. Não é como ser Pai da Bianca e do Mário Júnior. Com eles é fácil. Sua responsabilidade agora é ser Pai de um monte de filhos que pensam diferentes, agem diferentes, e seu dever é tratar todos com igualdade, mas, pensando sempre no bem comum. E só quem está no comando sabe o quanto é difícil.

Mas você é um Matemático, e por este motivo digo que saber dividir sempre ajuda a multiplicar. Só que para isso é necessário saber raciocinar. Queremos demostrar por A mais B o quanto acreditamos em você com uma fração infinitesimal. Para isso resolva em sua cabeça esse teorema banal:

“Quando dois meios se encontram desaparece a fração. Para resolvermos esta questão precisamos achar a unidade. Para lhe ajudar, se é que precisa, que tal recordar que menos por menos sempre resulta em mais! Mais amor, mais respeito, mais companheirismo... as opções são infinitas se forem paralelas. Qual o resultado?”

Que bom que veremos juntos.
 

E você Cristina... desculpa, Elaine Cristina.

Sei que você é uma grande profissional. Infinitamente dedicada, incomensuravelmente sensível aos sentimentos alheios. Queremos lhe agradecer pela sua sensibilidade de compartilhar conhecimentos, ideais, dons. Lembro de ver você ajudando os Professores, e abrindo o seu coração sobre seus anseios e devaneios, falando do “prazer de fazer”. Bom, aqui merece uma charada! Uma charada Pedagógica:

Na Pedagogia da vida queremos lhe ajudar a ensinar sem transferir conhecimento. É que transferir conhecimento os nossos Professores já fazem muito bem, né! Então vamos criar as possibilidades para a produção ou a construção de conhecimentos voluntários? Lógico que para isso depende da vontade de cada um. Mas, poderia ser diferente? Então, que tal eternizar a educação, transformando seres humanos em eterno educando! Utopia? Talvez. Mas, é também um ato de esperança, um ato de coragem, um ato de Amor.

Queridos Diretores, a nossa gratidão por tudo o que vocês representam para nós é infinita. Sei que já receberam e ainda vão receber muitas homenagens, mas nem uma representa a realidade do todo. Por isso quero dizer que a nossa gratidão é a “Deus”. Sim, a Deus, porque foi Ele que proporcionou esse Tempo de Deus para nós. Esse é o Tempo que o Senhor fez para nós. E, é muito bom saber que temos pessoas como vocês na direção de nossos ideais.

Como já dizia Paulo Freire: “É claro que ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si diante das mediações que o mundo exige.

E digo mais:

“Ninguém educa sozinho”. O Universo é um Organismo. E como todo organismo, ele foi precipitado de um átomo. Sozinho, o Átomo não tem vida. Mas, a partir do momento em que ele se une a outros, é possível a realidade da existência. Assim também, a Educação precisa ser um sistema orgânico e estruturado. E o fazer pedagógico não seria possível sem as nossas queridas Coordenadoras.

A gestão pedagógica só é possível com o trabalho incansável de coordenações que sabem unir talentos, que pensam, alinham e encaminham ações para causar reações. Esse é o processo químico da educação para o futuro.

Sei que muitas vezes, elas acreditam que precisa ter solução para tudo, que não pode deixar ninguém sem resposta... Mas, Lembrem-se: a Coordenação Pedagógica é o Elo fundamental para o bom desempenho do fazer pedagógico. É como um Norte. Norteia as ideias da Direção, o desenvolver dos Professores e a estrutura da educação de cada ser.

Bom, não sei se me fiz entender. Se não, eu só queria dizer que vocês são muito importantes para todos nós; que amamos muito, cada um de vocês; que são pessoas especiais pelo que são e não pelo que outros gostariam que fossem.

Para encerrar, gostaria de lembrar que, independentemente da sua posição na Gestão Escolar, os valores cristãos são combustíveis essenciais no movimento educacional.

Esta é uma homenagem de todos os Funcionários e Professores aos nossos queridos Diretores e Coordenadores.

Parabéns queridos Diretores: José Mário, Diretor Administrativo e Elaine Cristina, Diretora Pedagógica.

Parabéns Queridas Coordenadoras: Gorete Corrêa, Coordenadora de Eventos, Atalícia Arnauda, Coordenadora da Educação Infantil, Ana Maria e Lidiane Melo, Coordenadora do Ensino Fundamental I, Francisca Vieira e Rosa Alice, Coordenadora do Ensino Fundamental II e Juraci Miranda, Coordenadora do Ensino Médio.


Comentários