EXPO FÍSICO-QUÍMICA 2021 DO PATRONATO SOUSA CARVALHO

Com o intuito de aproximar o indivíduo a condição científica, mostrando que a ciência é o caminho mais fácil para melhorar a qualidade de vida, os professores Ronney Charley, Tarciano e Jéssica juntamente com os alunos do 3° ano apresentaram a EXPO FÍSICO-QUÍMICA.
   
Essa exposição tem a finalidade de proporcionar a participação dos alunos em todas as etapas da realização dos experimentos, interpretação dos problemas que possam surgir, assim como as possíveis solução para eles. A manipulação dos elementos pelos alunos tem a finalidade de explicar o uso correto e as possíveis causar, caso seja usado indevidamente.

Nossos alunos executaram os experimentos atraindo a atenção do público para eventos científicos que estão presentes em nosso dia a dia, dando dicas de economia de energia, evitando acidentes e melhorando a condição da vida humana.

Vamos conhecer as equipes e seus experimentos? 

Primeira Equipe


A Primeira equipe fez experiências sobre óptica, mostrando como funciona certos truques, trazendo jogos de luzes e experimentos químicos.

Óptica é o ramo da Física que estuda a luz e os fenômenos relacionados a ela. E pela visão ser um dos sentidos que mais ajuda no conhecimento, o estudo da óptica se torna um ramo da ciência fundamental em nossas vidas, já que a visão é um dos nossos sentidos mais importantes.

Assim, a óptica busca explicar, por meio de proposições, os fenômenos relativos à trajetória da luz, seja ela visível, infravermelha ou ultravioleta. Além disso, estuda a natureza constitutiva da luz, causas de defeitos de visão, projeção de imagem, fenômenos e funcionamento relacionados aos espelhos, estruturas do átomo, entre vários outros assuntos.

Teatro de sombras

Dá-se o nome de teatro de sombras devido ao espetáculo que consiste na criação de certos efeitos ópticos. Suas técnicas são relativamente simples: através de uma tela branca, onde um foco de luz se acende, sombras de silhuetas são mostradas ao público. Com a harmoniosa posição das mãos, ou corpo e os movimentos sinuosos, pode-se criar/imitar/reproduzir figuras: animais, seres humanos etc. A criatividade é sempre o limite.

Alguns estudiosos dizem que a origem do teatro de sombras reside na Pré-história, quando o homem das cavernas realizava sombras com o fogo (com que cozinhava os alimentos). Em países asiáticos como a Índia e a China, também se passaram a usar marionetes atrás de lenços para a realização do teatro de sombras.

Espelho infinito

Esse experimento, tem como objetivo mostrar a formação de imagens infinitas colocando-se um espelho e um semi espelho em paralelo, criando uma série de reflexões menores e menores que parecem regredir em uma distância infinita.

Foi utilizado 1 espelho, 1 vidro com insulfilm espelhado, e um 1 pisca-pisca.

Monga

Foi utilizado um vidro e 2 bonecos

Ele usa a propriedade de refletir e ser transparente, usando um ambiente escuro para que a única luz que você possa ver seja a refletida assim como acontece no holograma, usado também em parques de diversão e show de mágica, isso acontece através da refração e reflexão

Leite Psicodélico

Esse experimento explica os conteúdos de polaridade, solubilidade e como os detergentes agem para remover a gordura.

Material utilizado: leite de caixa integral, 2 corantes, rosa e preto e um prato.

O leite é formado por várias substâncias, entre elas a de suma importância, água e gordura. Assim sendo o detergente um agente tensoativo que ao tocar os corantes exerce uma pressão sobre a superfície impedindo que se misturem. 

Segunda Equipe

Braço robótico


Este protótipo foi feito baseado nos sistemas hidráulicos utilizados em vários equipamentos do dia a dia (tais como pistões, escavadeiras, empilhadeiras, macacos mecânicos) que se utiliza de artefatos da física para realizar um trabalho com uma força menor que a necessária.

Condução de eletricidade através de solução iônica

Este experimento baseia se na desassociação das moléculas de NaCl em solução aquosa (H20), onde essa solução ionizada conduz eletricidade devido a propriedade da Ligações Iônicas, em que as moléculas conduzem energia em estado fundido e em solução aquosa.

Teste de pureza da gasolina

Este experimento propõe a plateia aprender a como testar a quantidade de C2H5OH e descobrir a qualidade do combustível da gasolina, que para a ANP deve ser de 82%. E esse teste baseia se na atração de substâncias apolares (Gasolina e etanol) e polares (água e Etanol), e o Etanol por ser anfifílico tem a capacidade de se atrair tanto com substâncias apolares e polares, porém a atração com substâncias polares é mais forte do que com substâncias apolares, fazendo com que a mistura de gasolina se desassocie e o álcool se associe com a solução aquosa, deixando a gasolina separada.

Água Furiosa

A soda cáustica (NaOH) quando misturada com a glicose (C6H12O6), a glicose reage com o azul de metileno transformando-o em uma substância chamada de leucometileno (leuco = branco). Quando a mistura é agitada o oxigênio do ar se dissolve na água reagindo com o leucometileno transformando-o novamente em azul de metileno.

Terceira Equipe


Nossa equipe teve como base de suas experiências a criação e combustão de gases altamente reagentes, como o hidrogênio e o acetileno. O primeiro experimento consiste na criação do gás hidrogênio através de um sistema físico, fazendo a eletrólise da água adicionada de hidróxido de cloreto, na qual a energia é responsável por quebrar a molécula de H2O, fazendo a separação do gás hidrogênio e oxigênio, que é transportado da reação isolada por meio de um tubo até um copo com água e detergente, cuja função é reter o gás hidrogênio por conta da densidade do detergente. O segundo por sua vez, baseava-se na produção de gás acetileno por meio de uma reação química, na qual o Carbeto de cálcio (carbureto) era adicionado a água, cuja reação instantânea liberava o gás acetileno, que é extremamente comburente, logo após era adicionado fogo que em contato com o gás, gerava uma chama intermitente.

Na segunda experiência com o gás acetileno, o gás era armazenado em grande quantidade em uma bexiga, que em contato com fogo, gerava uma grande explosão, liberando grande quantidade de CO2 no meio.

Quarta Equipe


O estudo da física e da química às vezes é muito abstrato, cheio de fórmulas, conceitos e teorias. Contudo, dessa vez, resolvemos mostrar na prática, através de alguns experimentos, que é muito mais do que isso!

Sangue do Diabo

Esse experimento consiste na criação de um líquido avermelhado, usando os componentes água (H2O), álcool etílico (C2H5OH), fenolftaleína (C20H14O4) e amoníaco ou hidróxido de amônio (NH3). O Sangue do Diabo é uma solução que contém fenolftaleína e amoníaco. Nesse meio básico, a fenolftaleína fica vermelha, mas quando o amoníaco evapora, ela fica incolor. 

Quinta Equipe


lâmpada de lava

A "lâmpada de lava" é um experimento que vai tratar a respeito da polaridade e da densidade das substâncias. Nele, percebe-se que quando o óleo de cozinha e a água são adicionados em um recipiente de vidro, eles se separam em duas fases distintas, com a água ficando por baixo (por apresentar uma maior densidade) e o óleo por cima (por apresentar uma menor densidade). Porém, quando se adiciona a pastilha contendo um antiácido, esse libera gás carbônico que sobe, levando consigo algumas partes da água com corante, o que causa o belo efeito de "lava". Essa diferença de densidade é utilizada em vários processos da nossa vida, como na decantação de vinhos, que se baseia na diferença de densidade entre seus componentes e no fato de serem insolúveis um no outro, como no experimento feito.

Cabo de guerra elétrico

O "cabo de guerra elétrico" é um experimento que se embasa no fato de que quando se fricciona a bexiga no cabelo, ela acaba por "arrancar" elétrons do cabelo do participante, ficando eletricamente negativa. Dessa forma, quando se aproxima a bexiga da lata, ela atrai as cargas positivas dessa, puxando-a. Essa passagem de elétrons é evidenciada muito claramente na eletricidade que chega às nossas casas e que é a base do mundo contemporâneo.

Foguete

O "foguete" é um experimento feito quando se mistura o ácido acético do vinagre (substância ácida) com o bicarbonato de sódio (sal de caráter básico), ocorrendo uma reação que libera, entre outros produtos, o gás carbônico, que se expande e realiza uma forte pressão nas paredes da garrafa e, como em toda ação há uma reação, as paredes também empurram o gás, expulsando-o e arrancando a rolha, propulsionando, assim, a garrafa. Esse processo de liberação do gás carbónico está presente também na fermentação de diversas massas, onde o mesmo gás que faz com que o foguete do experimento seja lançado, faz com que as massas de pães e bolos se expandam.

Os detalhes técnicos desta postagem foram relatados pelos próprios alunos que criaram os experimentos, com a supervisão dos professores.

O público-alvo foram nossos alunos do Fundamental II e os alunos do 1° e 2° ano do ensino médio.

Foi uma manhã incrível de aprendizagem prática, na manipulação das teorias desenvolvidas em sala de aula

Este evento aconteceu na manhã do dia 11 de novembro de 2021.

Veja todas as fotos do evento e aproveite para curtir a Fanpage do Ensino Médio

 
Foram momentos de muito aprendizado e descobertas!

Nos acompanhe nas redes sociais




Patronato, 70 anos de amor pela educação.

Comentários