Culminância do Projeto Viajando na Leitura

 Com o propósito de formar nossos alunos em cidadãos aptos a usarem de maneira adequada, a nossa língua oficial nas modalidades escrita e oral, sabendo interpretar o que leem, juntos, a professora Aninha Martins e os alunos do Ensino Fundamental 2, do Patronato Sousa Carvalho, fizeram uma longa viagem pelo universo da Literatura, a bordos das páginas de obras importantes da nossa Literatura.

No dia 25 de novembro, quinta-feira, foi realizado no auditório do Patronato Sousa Carvalho, a culminância do “Projeto Viajando na Leitura”.

Esse Projeto teve início no primeiro dia de aula, quando foi feito o check-in para o início da viagem ao Mundo Literário. Esse check-in é feito com a apresentação das obras que serão estudadas e a importância da Literatura na vida de cada ser humano. O primeiro semestre é para conhecimento e estudo dos livros.

Veja Mais detalhes no nosso Blog: Patronato Sousa Carvalho


Projeto Viajando na Leitura - Objetivos e Justificativas

Desenvolvimento do Projeto Viajando na Leitura – Ensino Fundamental II

Não diferente de toda a execução do projeto, a culminância aconteceu em uma noite venturosa. Contamos com a presença dos nossos Diretores, Coordenadores, alguns Professores, o Maestro Jorge Nobre, convidados, pais e alunos.

Durante as homenagens, que foram diversas, a Professora Aninha Martins, orientadora do projeto e dirigente da noite, falou da leitura como essência imprescindível para o conhecimento e o desenvolvimento da aprendizagem, assim como a inserção da pessoa no meio social e de relação interpessoal.

Destacamos as homenagens carinhosas, feitas às mães que acompanharam de perto e de maneira incansável, seus filhos, com o título de “Mãe Coadjuvante Literária” e as homenagens às Professoras Bárbara Farias e Luiza Cristina, cocriadoras do projeto

Não poderia deixar de dar destaque ao poema escrito por Telma Lima, Escritora, em agradecimento ao Patronato Sousa Carvalho. Deixa-me entrar... deixa-me te Amar... só vendo...

Destaco abaixo trechos de sua fala:

A escrita foi desenvolvida como uma forma de comunicação, uma maneira de manter a interação entre as pessoas. Saber ler não é simplesmente decodificar sinais gráficos, requer sabedoria, saber penetrar cérebros e emoções.

E, por falar em emoções, em um passado bem distante, ainda na Idade Média, surge uma nova maneira de ler e escrever, despindo a alma através da palavra, uma escrita carregada de sentimentos, de desejos, de dor, sobretudo, de gente. Mas também, carregada de pausas, silêncios, de métrica, pois tinha que caber em outra linguagem, uma linguagem transcendental, a música.

Estou falando da escrita em forma de arte, ou seja, da Literatura, desenvolvida pelos trovadores, onde poesia e música eram indissociáveis. E, mesmo que o tempo passe, mesmo que tenham surgido outros gêneros literários, me valho de uma frase do Principezinho que diz: “Só se ver bem com o coração.” E eu lhes digo: Só sabe ler quem ler emoção e isso, só a Literatura é capaz de nos oferecer. (PROFESSORA ANINHA MARTINS, 11/2021)

Veja todas as fotos do evento

Acompanhe as nossas Redes Sociais

 

Nossas Fan Page

Patronato Educação Infantil

Curta, compartilhe, comente. Sua opinião é muito importante para nós. 

Patronato, 70 anos de Amor pela Educacão.

Comentários