Desfile de Sete de Setembro do Patronato Sousa Carvalho - Parte I


O Patronato Sousa Carvalho, numa demonstração de amor, confiança e respeito ao Brasil, traz aqui sua comunidade educativa em homenagem à Pátria querida.
Os alunos pré-universitários honrosamente apresentam:
·        A Bandeira do Brasil
·        Do nosso Estado
·        Do nosso Município
·        E a Bandeira da nossa Escola
Tema do Desfile Cívico 2016: “Brasil é cultura. E cultura é leitura!”

Com inúmeras conquistas, muito trabalho, a Casa Mãe da Educação de Ipu reafirma o seu compromisso do incentivo à leitura.
O Grupo de Teatro Luís Gerardo, sob a orientação da professora Gorete, traz seus alunos caracterizados nos personagens de histórias infanto-juvenis, que contaram com a veia artística dos seus componentes, onde os mesmos encenaram de forma profissional as seguintes peças: O mistério de Feiurinha, Saltimbanco e O auto da Compadecida.
Aos nossos artistas, nosso respeito e agradecimento.

Nesse pelotão, a homenagem ao Patrono do Grupo de Teatro. Nosso eterno aluno, nosso eterno artista que hoje no céu, desempenha o seu papel. Luís Gerardo, a canção de Tim Maia fala o que sentimos: “Não sei por que você se foi, tanta saudade eu senti e de tristeza vou viver e aquele adeus não pude dar...’’ Esteja em paz!

Com uma Biblioteca itinerante, à frente o mestre dos livros, o bibliotecário Francisco Gomes Batista, carinhosamente chamado de Franco.
Os componentes do Grupo de Teatro Luís Gerado fizeram a distribuição dos livros didáticos ao público presente.
Através da sua candura e inocência, os pequenos do Infantil II e III, estão semeando o saber, caracterizados de florezinhas e jardineiros, conduzindo pá, balde, carrinho de mão,... Estão semeando! Representando em seus gestos um pouco de anjo e muito de Deus.
Ser criança é ter mil sonhos no coração e acreditar que todos são possíveis.
Precisamos ler para nossas crianças!
Nosso exemplo vale mais que palavras.
Não há alegria igual e tão genuína como aquela que mora no olhar e nos gestos dos semeadores do saber.
Não há nada melhor do que aprender com crianças. Elas inspiram-nos dois sentimentos: ternura pelo que é e respeito pelo que pode vir a ser.
As nossas árvores descobriram a magia das letras e estão aqui cultivando o saber.
Sentindo o cheiro do papel, ouvindo o som da folha por onde os olhos vão passando, concentrados nos caracteres que nela estão impressos. Mundos são construídos, castelos erguidos, batalhas são travadas, personagens nascem e o nosso saber desperta.
Com a leitura de um livro fazemos parte de outras vidas, percebemos novas emoções.
Viaje pela leitura, sem rumo, sem intenção, só para viver a aventura que é ter um livro nas mãos. É uma pena, mas só quem sabe disso é quem gosta de ler. Experimente! Assim sem compromisso, você vai entender. Mergulhe de cabeça na imaginação e na leitura e depois os frutos vamos colher.

Os projetos iniciados no Fundamental I têm sequência nos anos seguintes. Sua finalidade é desenvolver o gosto pela leitura.
(Faixa: DA LEITURA DO MUNDO AO MUNDO DA LEITURA)
O 1o ano A e B, juntamente com o 3o A, apresentam uma chuva literária, ressaltando Maurício de Souza e seus consagrados personagens da Turma da Mônica.
Maurício de Souza, cartunista e empresário brasileiro, nasceu em Santa Isabel, São Paulo. Além de ser criador da turma da Mônica, é um dos cartunistas mais famosos do Brasil. Ele também integra a Academia Paulista de Letras.
Nossos alunos estão caracterizados da Turma da Mônica em homenagem a esse grande colaborador da leitura infantil.
Dando sequência à chuva literária, os alunos do 2o ano “A e B” e 3o Ano “B”, lembram aqui o nosso Monteiro Lobato, que foi o primeiro escritor da literatura infanto-juvenil a perceber a necessidade de inserir nas histórias para crianças e jovens, elementos da cultura nacional.
Sua primeira história infantil: A menina do narizinho arrebitado. O sucesso do livro fez com que outros tantos surgissem, imortalizando os personagens: D. Benta, Tia Anastácia, Pedrinho, Narizinho, Emília, Visconde, Saci Pererê...
Representam a obra imortal: “O Sítio do Pica-pau Amarelo”.

4o Ano “A e B”, trazem na sua chuva literária, José de Alencar com suas inúmeras obras.
José de Alencar, escritor cearense precursor do romantismo no Brasil, dentro das quatro características: indianista, psicológica, regional e histórica.
É dentro do estilo indianista do escritor José de Alencar que está sua obra mais importante: Iracema, onde descreve a lenda que se passou em nossa cidade.
Algumas obras de José de Alencar: Diva, Lucíola, A viuvinha, O sertanejo, O tronco do Ipê, O gaúcho, Til, As Minas de Prata, A guerra dos Mascates, O guarani...
Receba nosso reconhecimento por tão bem representar o Brasil, o Ceará, o Ipu.
Sob a responsabilidade do 5o Ano “A e B”, a chuva literária traz destaques para o Cordel, gênero literário popular escrito frequentemente em forma rimada, originado em relatos orais e depois impresso em folhetos.


Comentários