“Se temos de esperar, que seja para colher a semente boa que
lançamos hoje no solo da vida. Se for para semear, estão que seja para produzir
milhões de sorrisos, de solidariedade e amizade.”
Cora Coralina
Início do ano! Se a frase “ano novo… vida nova” é cheia de significados para nós adultos, imagine para a criança eu vai iniciar a sua escolar!
Tudo o que os pequeninos conhecem
e estão acostumados são: sua casa, seus pais e parentes mais próximos, seus
brinquedos a babá… Vemos o quanto e pequeno o seu mundinho e o quanto está
prestes a se ampliar.
Este ano, eles vão aprender
coisas novas, conhecer novas pessoas, vivenciar novas experiências, conquistar
novos amiguinhos, Nossa! Quantas novidades! Em nossa escola fazer o melhor
significa esforçar-se para receber bem nossas crianças e ajudar a família neste
momento tão importante de suas vidas:
ADAPTÇÃO ESCOLAR.
·
A vinda da criança para a escola deve ser
preparada. Evite longas explicações que podem despertar inseguranças.
·
Neste período, evite outras mudanças na rotina
da criança. Aguarde para que ela esteja totalmente adaptada à escola antes
propor, por exemplo, a retirada da chupeta.
· O choro na hora da separação é frequente e, em
geral, não significa que não queira ficar na escola.
·
Cabe ao responsável entregar a criança ao
educador, colocando-a no chão e incentivando-a a ficar na escola. É
desaconselhável deixa o educador retirar a criança do colo dos pais.
·
Nunca saia escondido de seu(sua) filho(a).
Despeça-se naturalmente.
·
A sala de aula é um espaço que deve ser ocupado,
essencialmente, pelo educador. A presença dos pais, além de dificultar a
compreensão da separação, fará com que as outras crianças cobrem a presença de
seus pais ou mães.
· Incentive seu filho(a) a pedir ajuda à
professora quando necessitar de alguma coisa. Sua atitude estimulará a formação do vínculo afetivo entre eles.
·
Lembre-se que o educador atende às crianças em
grupo, procurando distribuir sua atenção igualmente.
·
Se os pais confiam na ESCOLA, sentirão segurança
na separação e esse sentimento será transmitido às crianças, que enfrentará
melhor a
·
O período de tempo previsto para a adaptação
deve ser respeitado, mesmo que a criança mostre-se aparentemente adaptada.
Assuntos pendentes com a
professor deverão ser tratados somente
no final da aula para não atrapalha a
ROTINA DA ESCOLA.
Comentários
Postar um comentário