Semana de Adaptação Escolar


“Se temos de esperar, que seja para colher a semente boa que lançamos hoje no solo da vida. Se for para semear, estão que seja para produzir milhões de sorrisos, de solidariedade e amizade.”
Cora Coralina
Minha Primeira Escola

Início do ano! Se a frase “ano novo… vida nova” é cheia de significados para nós adultos, imagine para a criança eu vai iniciar a sua escolar!
Tudo o que os pequeninos conhecem e estão acostumados são: sua casa, seus pais e parentes mais próximos, seus brinquedos a babá… Vemos o quanto e pequeno o seu mundinho e o quanto está prestes a se ampliar.
Este ano, eles vão aprender coisas novas, conhecer novas pessoas, vivenciar novas experiências, conquistar novos amiguinhos, Nossa! Quantas novidades! Em nossa escola fazer o melhor significa esforçar-se para receber bem nossas crianças e ajudar a família neste momento tão importante de suas vidas:  ADAPTÇÃO ESCOLAR.
 

Dicas Importantes
·         A vinda da criança para a escola deve ser preparada. Evite longas explicações que podem despertar inseguranças.
·         Neste período, evite outras mudanças na rotina da criança. Aguarde para que ela esteja totalmente adaptada à escola antes propor, por exemplo, a retirada da chupeta.
·         O choro na hora da separação é frequente e, em geral, não significa que não queira ficar na escola.
·         Cabe ao responsável entregar a criança ao educador, colocando-a no chão e incentivando-a a ficar na escola. É desaconselhável deixa o educador retirar a criança do colo dos pais.
·         Nunca saia escondido de seu(sua) filho(a). Despeça-se naturalmente.
·         A sala de aula é um espaço que deve ser ocupado, essencialmente, pelo educador. A presença dos pais, além de dificultar a compreensão da separação, fará com que as outras crianças cobrem a presença de seus pais ou mães.
·        Incentive seu filho(a) a pedir ajuda à professora quando necessitar de alguma coisa. Sua atitude estimulará  a formação do vínculo afetivo entre eles.
·         Lembre-se que o educador atende às crianças em grupo, procurando distribuir sua atenção igualmente.
·         Se os pais confiam na ESCOLA, sentirão segurança na separação e esse sentimento será transmitido às crianças, que enfrentará melhor a
·         O período de tempo previsto para a adaptação deve ser respeitado, mesmo que a criança mostre-se aparentemente adaptada.

Assuntos pendentes com a professor deverão ser  tratados somente no final da aula para não atrapalha a  ROTINA DA ESCOLA.

Comentários