Proposta Pedagógica do Ensino Fundamental I para 2014

É nos primeiros anos do ensino fundamental que se trabalham os fundamentos do processo ensino-aprendizagem, que serão úteis por toda a vida.
Enfatizamos a importância da educação pelo desejo, pela necessidade, pelo prazer, defendendo a ideia de que o processo de construção do conhecimento pela criança não acontece de forma mecânica e cumulativa, mas pela formulação de hipóteses, nas interações, trocas, debates, diálogos, destacando aí a importância do outro na construção do conhecimento.



Eventos Extras Curriculares
Mês
Eventos
Fevereiro
Ø        Acolhimento
Ø        Patrofolia
Março
Ø        Eleição de líderes
Ø        Abertura da Campanha da Fraternidade
Abril
Ø        Celebração da Páscoa
Maio
Ø        Festa das Mães
Ø       Coroação
Junho
Ø       Festa junina do Patronato
Agosto
Ø       Homenagem ao dia do Estudante
Ø       Dia dos Pais
Ø      Aniversário do Município
Setembro
Ø       Independência do Brasil
Ø      Aniversário do Patronato
Outubro
Ø       Semana da Criança
Ø   Dia do Professor
Novembro
Ø   Festa da Medalha Milagrosa
Dezembro
Ø       Primeira Eucaristia
Critérios de Avaliação

01.    ASPECTOS QUALITATIVOS:

1.1.    Atitudes
1.1.1. Interesse e participação
- Desempenho na sala de aula;
- Respeito ao colega e ao professor;
- Trazer em dia registro de aula (agenda), devidamente assinada pelo responsável.

1.1.2. Responsabilidade
- Realização de atividades;
- Assiduidade;
- Pontualidade;
- Organização do material.

1.1.3. Aspecto social
- Bom relacionamento;
- Acatar reclamações e críticas necessárias;
- Usar as regras essenciais da cortesia.

1.1.4. Aspectos afetivos
- Ter iniciativa para perguntar;
- Ser independente na realização de suas atividades;
- Solicitar informações ao professor.

1.1.5. Aspecto cognitivo
- Conhecer e usar algumas normas de conduta que regem sua vida social;
- Adquirir um bom vocabulário;
- Reconhecer a importância do uso social de linguagens e códigos e suas tecnologias;
- Reconhecer a importância do uso social da matemática.

02. ASPECTOS QUANTITATIVOS:

2.1. Leitura
- Expressar boa dicção                                   
- Ritmo e entonação adequada
- Obedecer corretamente à pontuação           
- Apresentar postura correta

2.2. Interpretação
- Identificar os elementos de referência, coesão e coerência e relacioná-los com ideia principal.
- Identificar a sequência lógica dos fatos (coerência)
- Revelar compreensão do que leu.

2.3. Produção textual
2.3.1. Aspecto Estético
- Disposição do texto nas folhas                 
- Letra legível
- Espaço do parágrafo                                
- Margens regulares
- Coerência nas ideias

2.3.2. Aspecto Estrutural
- Concepção da história                             
- Sequência das ideias (coesão)
- Clareza no desfecho (coerência)

2.3.3. Aspecto Estilístico
- Riqueza do vocabulário                           
- Repetição de palavras
- Linguagem correspondente ao tema       
- Ortografia
- Acentuação                                             
- Pontuação
- Consonância

Obs. :Por motivo de doença ou outro motivo que leve o(a) aluno(a) faltar às verificações, deverá o pai ou responsável entrar em contato com a escola (coordenação ou professor).
As verificações de Inglês e Espanhol serão aplicadas conforme o horário de cada professor.
Caso os pais desejarem atendimento com psicólogo, procurar a coordenação para agendamento.
Qualquer dúvida nos procure.
Maria da Conceição Ferreira de Sousa
Coordenadora Pedagógica
9963-7749

Comentários