Escolinha de Futsal do Patronato






A Educação Física não busca somente estados físicos, mas sociais, cognitivos, motores e psicológicos. No Brasil, a Educação Física vem passando por inúmeras mudanças, mas apesar de todas as suas concepções, o desporto ainda é parte integral. Sabemos que a educação física nas escolas está longe de ser um modelo de seriedade e eficiência mundial, não por culpa dos profissionais, que levam muito a sério o seu trabalho, mas pelo próprio sistema educacional, que apesar das falhas já vemos algumas conquistas. 
A educação física busca não só completar a formação do jovem, mas também melhorar sua qualidade de vida. Para que isto aconteça, a prática do desporto nas aulas de educação física se tornou essencial, até como instrumentos de modificações e complementação da formação.

Este esporte, devido a uma identidade com o popular, tornou-se um fenômeno dentre as atividades escolares e extraescolares. É um esporte que se assemelha com o futebol, mas diferente, pelo diminuto espaço e pela pouca necessidade de material, e que requer do praticante, o uso de todas as suas funções psicomotoras vindo de encontro as necessidades e anseios da comunidade discente.

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, os currículos de educação física, devem constar atividades práticas da cultura corporal do movimento, que têm presença marcante na sociedade brasileira. Considera também, que os conteúdos da área contemplem as demandas sociais.

O futsal vem de encontro a essa vertente, uma vez que atende todas as demandas da sociedade e as exigências do estatuto curricular. Por esta ocasião, e por exemplos citados, é que o futsal é presença marcante e essencial nos currículos de todas as escolas do Brasil.
Dentre as várias atividades presentes na aula de educação física queremos destacar aqui o Futsal. O nosso Professor, Antonio Clerton, nestes dois últimos anos conquistou dois títulos de muita importância para nós: Campeão sub17 do JEV’s em fortaleza e bí em São Luiz do Maranhão, fato inédito. O JEV’s é o que podemos chamar de Olimpíadas das Escolas Vicentinas. Nos últimos anos a nossa equipe de esportes tem se destacado na região.

A escolinha de futsal acontece nas tardes de segunda, quarta e sexta feira.

Segunda-feira trabalhamos a educação física.

Terça-feira trabalhamos a prática tática e técnica.

Sexta-feira trabalhamos o coletivo, mobilização e habilidade pessoal, procurando ajudar o aluno a desenvolver o seu físico.

Hoje contamos com alunos nas categorias: masculino sub 8, sub 10, sub 12, sub 14, sub 15 e sub17; feminino sub15.

Antonio Clerton de Sousa Moura conhecido como Clerton foi atleta profissional de campo durante 12 anos, jogou pelo Fortaleza, Atlético de Cajazeira, Sousa da Paraíba, 4 de julho do Piauí, São Benedito, pela 2ª divisão do campeonato cearense e 2 anos pelo Crateús Esporte Clube. atuou como treinador da principal seleção do Ipu, e treinador da equipe sub 17 do Ipu. Atualmente 
Clerton é o preparador físico e técnico das equipes de futsal do Patronato Sousa Carvalho.  

Comentários