Reunião de Pais e Mestres no Patronato




Aconteceu nesta sexta-feira, dia 10 de fevereiro de 2012, a primeira reunião de Pais e mestres no Patronato Sousa Carvalho. O encontro foi realizado no Auditório do Patronato com uma presença significativa dos Pais, apesar de estar chovendo.
O encontro teve início com uma oração para Pais e educadores. A irmã Iraci Almeida, diretora da escola fez a acolhida falando da felicidade de ter a casa cheia e da esperança de um ano de realizações, contando com a ajuda e a participação da família na escola.
Foi apresentado o quadro de professores sem muitas mudanças, já que em time que está ganhando não se mexe. Os nossos professores fazem a diferença e mantem a família Patronato unida há muito tempo. São professores qualificados, competentes e que tem os alunos como filhos, dedicando todo o seu carinho e atenção para que todos sejam vencedores.
A Psicopedagoga, Dr. Rosa Saraiva falou da importância dos pais criarem seus filhos pensando sempre que um filho é a continuação de todo o seu projeto de vida. A criança deve ser educada desde o ventre materno. O limite ainda é a melhor educação, embora os pais precisam saber dialogar com os filhos e discernirem o que é melhor para ambos. A parceria escola-família se faz obrigatório, já que a escola é uma extensão do lar.
O Psicólogo, Dr. Aristides Parentes falou da importância do compromisso dos Pais com os filhos. Muitas vezes os pais prometem coisas para os filhos até para se libertarem de momentos inoportunos, mas que na verdade deveria ser a oportunidade do diálogo e do relacionamento familiar. Uma promessa deve ser cumprida, por mais absurda que seja, para que não se perca a confiança. O Pai é para o filho como que um espelho, suas atitudes serão refletidas nos filhos.
O Maestro Jorge Nobre, professor de música apresentou três números musicais com alguns dos seus alunos do nível 1 do seu grupo musical, batizado com o nome de: “Grupo de flauta doce Ir. Anita”, uma homenagem a Ir. Anita, escritora do Hino do Patronato. Este ano será lançado o nível 2 para os alunos que já são veteranos. As aulas são gratuitas. Os pais devem inscrever seus filhos na coordenação do fundamental I.
A professora Gorete apresentou o grupo teatral Guilherme Vidigal. Todos os anos este grupo de artistas apresentam uma peça teatral digna de profissionais. A proposta para 2012 é “Os Saltimbancos”. O grupo já conta com 120 membros. O objetivo do teatro na escola é preparar os alunos para a vida superando seus limites, vencendo a timidez que é muito comum nos jovens quando sobem em um palco pela primeira vez. Além das peças teatrais o grupo trabalha peças de homenagem por ocasião dos festejos na Escola como: Dia das Mães, festa junina e outras.
O professor e técnico de futsal, Clerton Sousa, apresentou as escolhinhas do esporte. Frisou a necessidade de esporte para o desenvolvimento físico das crianças, o bom relacionamento entre ambos e até, quem sabe, o desenvolvimento profissionalizante dos mesmos. Citou como exemplo o Diego e o Lucas, ganhadores de diversas medalhas no JEVs, hoje jogando pelo time do Ferroviário, em Fortaleza.
Escolinha de futsal: Técnico Professor Clerton Sousa
Escolinha de basquete:                Técnico Professor Alan Alves
Escolinha de vôlei: Técnico Professor Figueiredo
As coordenadoras Francisca e Solange agradeceram a confiança das famílias nesta escola que é um ícone da educação na região, apresentaram a agenda online que entrará em vigor depois do carnaval e pediram a participação e colaboração dos pais como parceria na educação daqueles que são a razão do nosso trabalho, nosso bem maior, os nossos alunos.
"Precisamos estar presentes na educação dos nossos filhos para que eles não se façam ausentes de nossas vidas. Um filho é a nossa perpetuação." Osorio Soares

Comentários