Festa da Medalha Milagrosa no Patronato

O Patronato Sousa Carvalho é uma instituição educacional dirigido pelas Irmãs da Companhia das Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo, desde 1951.
A Companhia, fundada no século XVII por São Vicente de Paulo e Santa Luísa de Marillac. A Companhia das Filhas da Caridade é uma Sociedade de Vida Apostólica vivendo em comunidade, assumem os Conselhos Evangélicos de castidade, pobreza e obediência, conforme suas constituições e estatutos, para servir corporal e espiritualmente os Pobres, vendo neles a pessoa de Jesus Cristo Crucificado.
Em 1830 Deus, através da Virgem Maria, confia a uma noviça das Filhas da Caridade da rua "du Bac", em Paris, a futura Santa Catarina Labouré, uma missão muito importante e difícil,   cunhar uma Medalha que iria transformar a vida das pessoas. Quem usar a medalha  com devoção, receberão muitas graças". O modelo, era a Virgem Maria, com as mãos estendidas emitindo raios de luz, com a inscrição: " Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós".
Com a precisão e severidade do historiador, Renato Lautentin examinou atentamente os arquivos e fez os cálculos. Chegou à surpreendente conclusão de que no decorrer dos dez anos que vão de 1832 a 1842, foram cunhadas e distribuídas mais de cem milhões de Medalhas Milagrosas! Sobre tantos milhões de lábios havia, pois ressoado através de toda a Europa, a invocação: " Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós". Laurentin não hesita em ver aí " um dos mais vastos fenômenos de comunicação social que tenha existido antes da invenção das telecomunicações".
A noviça, Irmã Catarina falou de suas visões e mensagens, somente ao Padre Aladel, em suas confissões. Seu segredo tornou-se conhecido com a proximidade de sua morte, quando revelou à sua Superiora, que era ela a Filha da Caridade escolhida pela Virgem para a manifestação da Medalha Milagrosa.
Irmã Catarina foi por 46 anos uma verdadeira Filha da Caridade, dedicando-se totalmente aos pobres num asilo de idosos em Paris. Morreu em 31 de dezembro de 1876 e foi enterrada debaixo do altar da Capela de Reuilly.
As aparições aconteceram: pela primeira vez na noite de 18 de julho de 1830; a segunda vez no dia  27 de novembro de 1830, quando a virgem pediu que ela mandasse cunhar a medalha; a terceira aparição foi logo em seguida, em dezembro, quando  Nossa Senhora falou de suas graças.
A festa da medalha é comemorada na data da segunda aparição. Em todas as casas das Filhas da Caridade, espalhadas pelo mundo inteiro, celebra-se a Festa da Medalha Milagrosa. Neste ano de 2011, a festa aqui no Ipu, começou com o tríduo da Medalha Milagrosa contando as aparições. A partir do dia 23, quarta-feira, a comunidade se reuniu às 17h, na Capela de Nossa Senhora, no Patronato, para rezar a novena: 
1° dia, com a direção das Filhas da Caridade e o subtema “Maria, Senhora das Graças”; 
2° dia, com a direção da Juventude Marial Vicentina e o subtema “A Medalha Milagrosa – Luz para o mundo”; 
3° dia, com a direção das Senhoras da Caridade e o subtema “A face e o reverso da Medalha”.
Os três dias do tríduo contamos com a direção e reflexão da nossa diretora, Ir. Iraci.
Por ser uma semana de provas, a comunidade educacional não participou, mas foi bonito ver a piedade daqueles que celebraram as novenas. No dia 26, sábado, a festa foi celebrada na Missa de 17:30h. A Missa foi presidida por um padre do Piauí e co-celebrada pelo Vigário Paroquial, Padre Fábio. A Igreja estava superlotada, pois além dos festejos, ainda tivemos o aniversário: de 15 anos da Alana, filha da Eli, agente pastoral; e o da Dona Raimundinha, completando 80 anos, ela que é mãe da Mocinha, que também é agente de pastoral. As irmãs distribuíram medalhas no início da Missa e no final. Contamos com a animação da Juventude Marial Vicentina e a solenização do Ministério de Música da CCR. Para encerrar, o professor de música e alguns alunos de flauta doce fizeram duas homenagens a Nossa Senhora.

Comentários