Criança feliz é criança que estuda no Patronato


Existem muitas maneiras de fazer uma criança feliz. A primeira delas é proporcionar uma educação de qualidade em uma escola que respeite os direitos das crianças em todos os seus âmbitos.  Segundo o princípio 7º da Declaração Universal dos Direitos Humanos, “a criança deve ter plena oportunidade para brincar e para se dedicar a atividades recreativas”. Os artigos 4 e 16 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) reafirmam esse direito, legitimado ainda pelo artigo 227 da Constituição Federal de 1988.
O momento de lazer é fundamental no desenvolvimento da criança. Não é apenas distração, mas uma possibilidade de aprendizado. A falta de espaços apropriados para as crianças se divertirem e o pouco relacionamento entre pais e filhos podem apresentar problemas comportamentais no futuro. Dificuldades de expressão e de socialização são alguns deles. Quando brinca, a criança desenvolve o pensamento criativo, a coordenação motora, aprende regras de convivência e cooperação, além de exprimir seus medos, desejos e expectativas. Em outras palavras, garante um crescimento saudável e possibilita a formação de um adulto autônomo e equilibrado.


E para entender isto melhor precisamos escutar o Mestre dos mestres, Jesus. Ele nos disse: “Deixai vir a Mim as crianças” (Mc 10,14a). Atenção e carinho são necessidades básicas que as crianças precisam e exemplo deixado pelo próprio Cristo: “Em seguida, ele as abraçou e as abençoou, impondo-lhes as mãos”.  (Mc10, 16)
Os professores do Patronato Sousa Carvalho aprenderam com Jesus que toda criança é amada por Deus e destinada à felicidade. “O Reino de Deus é delas”. (Mc 10, 14b) O amor pelos nossos alunos são frutos do Evangelho. “Tudo que fizerdes a um desses pequeninos, a Mim o fareis”. (Mt10, 42)

Pensando nisto, o Ensino Fundamental I e a Educação Infantil do Patronato proporcionou dois dias de muita alegria e felicidade para suas crianças.
No dia 10 de outubro foi apresentado um filme excelente para crianças: “Rio”. O filme, além de prender a atenção das crianças, traz um alerta muito forte para o tráfico de animais, e muitos até em extinção, como é o caso dos protagonistas do filme, um casal de araras azuis.  Depois do filme houve um show de talentos onde as crianças apresentaram suas criatividades com piadas, músicas, danças e muito mais.

No dia 11 de outubro as crianças passaram uma manhã de muita diversão, lazer, entretenimento, e o que é melhor, muitos, com seus pais. Além de ter a presença de todos os professores do Ensino Fundamental I e da Educação Infantil, contamos também com a participação de professores-pais e o apoio do professor de educação física, Clerton e do bibliotecário Osorio que cuidou da parte técnica e registrou todos os momentos. Contamos também com todo apoio das Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo, as Irmãs que dirigem o Patronato. Elas patrocinaram parte do evento como: alguns dos brinquedos, algodão doce, pipoca. As imagens que apresento dispensam comentários.

As Irmãs não estiveram presentes na AABB conosco porque estavam recebendo as crianças do Infantil Santa Luiza de Marillac, entidade beneficente que as Religiosas mantêm inteiramente grátis. São crianças carentes, de 2 a 6 anos que recebem nesta instituição: educação, alimentação, evangelização, carinho e amor, ingredientes necessário para o desenvolvimento físico e mental das crianças. Não temos as imagens do momento, mas os pequeninos passaram a manhã no parque infantil da escola, tomaram banho de cascata e fizeram um belíssimo lanche. 
Isto é o Patronato fazendo a felicidade das crianças que aqui estudam.

Comentários