Coroação da imagem de Nossa Senhora

O Patronato Sousa Carvalho celebra a coroação da imagem de Nossa Senhora, pedindo a intercessão de Maria Santíssima pela salvação do Planeta. A Irmã Iraci acolheu os participantes da celebração fazendo uma rápida apresentação da vida de Nossa Senhora, do seu Sim ao anjo Gabriel até a morte de Jesus na cruz. Com muita segurança, falou da necessidade dos devotos de Maria seguirem o seu exemplo, se dedicando ao ministério da visitação, a obediência aos mandamentos e a fidelidade à igreja.  A celebração foi comentada pelos professores Luciano Filho e Cacilda Costa, apresentando coreografias belíssimas, simbologia riquíssima da maternidade protetora de Maria e gratidão ao Deus da vida, por nos acolher como filhos adotivos em Cristo Jesus.
As crianças do Jardim da Infância, trajadas de anjos, enfeitaram o local da celebração com roupas nas cores: branca, azul e amarelo. Também conduziram cartaz e a Bíblia com fitas coloridas, representando a missão nos continentes.
Os alunos fizeram uma homenagem a padroeira do nosso Brasil e apresentaram o mais novo membro da família Patronato, José Zanedine, filho da professora Rose. Fizeram também uma homenagem as Marias, professoras que competentes que muito contribuíram na formação de ilustres filhos ipuenses.
A juventude Marial Vicentina apresentou uma coreografia da anunciação, interpretando a belíssima composição de Dalvimar Gallo, cantada pelo grupo Anjos de Resgate, Maria e o Anjo.
60 famílias vieram aos pés da santa ofertar flores, pedindo a Maria sua intercessão junto ao seu filho Jesus, pela Paz e a União nas famílias. A Sthefany, aluna do 3º ano do Ensino Médio, representando todos que se preparam para transpor mais uma etapa em suas vidas estudantil, oferta o coração a Maria, uma joia que simboliza o coração de todos presentes.
Ao som das flautas das crianças que frequentam o grupo musical do Patronato, regido pelo maestro Jorge Nobre professor de música, a Irmã Anita leva a coroa até os pés da santa e entrega a aluna Clarice Bilega que coroa a Imagem de Nossa Senhora.
“Eis aqui a serva do senhor” Lc 1, 38. servir quer dizer reinar!

"Cristo, tendo-se feito obediente até à morte, foi por isso mesmo exaltado pelo Pai Flp 2, 8-9 e entrou na glória do seu Reino; a Ele estão submetidas todas as coisas, até que Ele se sujeite a si mesmo e consigo todas as criaturas ao Pai, a fim de que Deus seja tudo em todos (cf. 1 Cor 15, 27-28)".
Maria, serva do Senhor, tem parte neste Reino do Filho.
A glória de servir não cessa de ser a sua exaltação real: elevada ao céu, não suspende aquele seu serviço salvífico em que se exprime a mediação materna, "até à consumação perpétua de todos os eleitos". Assim, aquela que, aqui na terra, "conservou fielmente a sua união com o Filho até à Cruz", permanece ainda unida a ele, uma vez que "tudo lhe está submetido, até que ele sujeite ao Pai a sua pessoa e todas as criaturas". “Mais, com a sua Assunção ao Céu, Maria está como que envolvida por toda a realidade da comunhão dos santos; e a sua própria união com o Filho na glória está toda propendente para a plenitude definitiva do Reino, quando a Deus for tudo em todos”.
Também nesta fase a mediação materna de Maria não deixa de estar subordinada àquele que é o único Mediador, até à definitiva atuação "da plenitude dos tempos": "a de em Cristo recapitular todas as coisas" (Ef 1, 10).
A coroação de Maria é uma homenagem. A coroa é sinal de amor, reconhecimento àquela que foi Mãe de Jesus. As coroas das rainhas desta terra são feitas de ouro e ornadas de pedras preciosas. A coroa de Maria é feita com a beleza de nosso amor, enfeitada com o brilho de nossa fé e com as flores de nossa esperança.
Quando se coroa um rei ou uma rainha, há alguém que impõe a coroa. Há sempre festa e cantos bonitos. Nossa Senhora recebe também os mesmos carinhos. Na coroação do céu, Maria é chamada de Rainha do Céu. É coroada pelo próprio bom Deus e os anjos cantam alegres, pois Maria também é Rainha dos anjos.

Comentários