Fazendo Artes para as mães - Confecções de Caixinhas de mdf.

Oficina de Arte – Maio de 2011-05-25
O presente de Dia das Mães dos alunos do Fundamental I e Ensino Médio foi um porta jóia feito pelo próprio filho na aula de Artes da Professora Gorete. Um trabalho de muita criatividade e bom gosto  que a Professora Gorete cria com todo carinho e desenvolve junto com os alunos.
A proposta desta oficina de arte é colocar o aluno em contato com o lado prático da montagem de uma caixa, onde desenvolverão a habilidade de criar sua própria interpretação do “fazer com arte”. O material, a caixa de mdf, poderá servir para diversos fins; cada sala adquiriu um modelo diferenciado e confeccionou usando técnicas como: decoupage, colagem com tecidos e fotos, texturas, etc.
Podemos observar que um dos pontos mais importantes desse trabalho é o desenvolvimento criativo e a concentração que os alunos conseguem; os resultados são surpreendentes, pois eles não tem em mente só a nota, mas também o processo de criação ao confeccionar e assim formar uma composição agradável.
A oficina prática é realizada na sala de artes, onde a criança ou o adolescente, vai encontrar oportunidade de participar de uma situação social gostosa: compartilhando o material com os colegas, observando o que o companheiro está fazendo (muitas vezes imitando o outro), conversando, ouvindo o que o outro tem a dizer, esperando a vez de ser atendido e vivenciando a cooperação e integração.
O resultado da realização dessa oficina é sempre uma surpresa, pois não há limites para a criatividade dos participantes. No processo de avaliação, são observados: o esforço e o envolvimento, não só o resultado.


Enfim, tudo isso não se realizaria se não tivéssemos o apoio e o espaço criado em nosso Patronato, onde além do conhecimento em todas as áreas, valoriza e incentiva vivenciar a “Arte” em todas suas possibilidades. O maior resultado que esperamos dos nossos alunos de artes é o auto-conhecimento, tão importante nesta e em qualquer outra fase da vida.








Maria Gorete Corrêa Borge
Educadora e Artista Plástica

Comentários