Nossa mensagem aos professores do Patronato e de Todo mundo


Quero falar de professor: amor que enraíza, luz que brilha intensamente na vida da gente, mestre-humano do estilo 'Gente que faz', aquele da categoria INSUBSTITUÍVEL,

Não esqueçamos que todas as profissões do mundo dependem de um professor, desde os mais singelos docentes (aqueles do Jardim) aos dos mais altos níveis acadêmicos! Afinal a etimologia de "profissão" nos leva à associação do radical "profe" de "professor"... Coincidência?

Com os meus professores,... e hoje com meus colegas de trabalho (mesmo sem eu ser professor) aprendi que esses INSUBSTITUÍVEIS, vão além dos livros e letras, uma acedência em seus olhares e a sabedoria latente explodindo na aula aplicada, a despeito do sono, cansaço, desinteresse dos alunos e aborrecimentos concernentes a esse "Universo Paralelo" chamado Magistério.

Um deles uma vez explanou que o maior aprendizado que existe, não é mostrado em provas, e sim, é aquele dos momentos do "pós-libertação" da sala, onde alguém diz, mesmo passados muitos anos:

- Poxa, meu professor............ me ensinou isso!...

O que eu aprendi:

* Diferença entre substantivo abstrato e concreto

Abstrato é sentimento, é qualidade, não dá para visualizar com os olhos fechados; concreto, é o contrário (Amor é abstrato porque não visualizamos o tamanho, a cor, a dimensão, mas Papai Noel nos permite imaginação, porque mesmo não existindo, sabemos que sua roupa é vermelha, usa barba branca, etc.).

Minha admiração por vocês é concreta. Mais não seria de coração se não fosse abstrata.

* A conhecer e entender mais a Literatura Brasileira

Pois é, temos que apreciar o que é "nosso", embora muitos de nós passemos longe desse ditado popular.

A partir de conhecimentos "de perto" literários, aprendendo a ler nas entrelinhas, e saber que uma obra literária não é só um monte de letras para entretenimento, e sim, que pertence a um histórico merecedor de pesquisa, é que passei a apreciar a Literatura Brasileira.

Hoje em dia posso dizer que amo Clarice Lispector, Machado de Assis, José de Alencar, Aloísio de Azevedo... Porque não posso dizer Cacilda, Fábio Costa, Luiza, Jordania, Gorete... ou melhor: Os professores do Patronato, mesmo que a obra literária deles seja a vida.

* Platão e a Teoria das Reminiscências

Descobri que ninguém aprende "de primeira", é necessário ter visto a prática algumas vezes antes. A lembrança do que ocorreu anteriormente, faz-nos determos nossa sabedoria com mais afinco. Vocês professores serão sempre a lembrança de um passado que foi porta aberta para o futuro cheio de glórias.

* A usar o raciocínio lógico para resolver questões matemáticas

Até hoje não sou grande coisa em matemática, mas tenho o orgulho de dizer que, ao menos, uso a lógica. Vou martelando uma questão até achar o "cerne" dela, no que às vezes levam-se horas. Se não fosse por isso, iria continuar-me "arrastando" nos números até hoje! E que para resolver problema sério como dividir por dois números, preciso entender a classe das unidades, dezenas, centenas para dividir com exatidão! Como isso, o que mais aprendi foi dividir o meu respeito com vocês, para multiplicar a vossa amizade.

* A ler e a escrever

Minha primeira professora foi uma tia, que me ensinou a escrever pegando em minha mão; mas esta mão também me conduziu à escola nos meus primeiros passos.

Eu conseguia fazer a escrita correta, escrevendo o 'z' na "nobreza", descobrindo que para ser nobre basta dar aquilo que é o maior tesouro de qualquer pessoa, e mesmo dando a todos que encontrar, nunca fará falta a você professor: “A educação”.

Reflexão

Quero aproveitar para refletir: Professor é teimoso D +. Teimosia ou convicção? Quem sabe se assim você não consegue mais respeito e mérito diante dos seus alunos?

* Diferença entre o artigo um para o numeral um

Parece bobagem, mas poucos professores sabem explicar esta diferença de maneira fácil e objetiva!

Um, quando não há outros números numa frase, é sempre classificado como artigo. Se houver outros, é classificado como numeral.

Um artigo como este não teria valor nenhum se não existisse um número tão grande de amigos meus que são professores.

FELIZ DIA DOS MESTRES!!!!!!!

Osorio Soares

Esta mensagem faz parte de nossa coletânea em Mensagens Soares.

Comentários