A importância da Parceria Família e escola.

A família é a primeira educadora dos filhos, e por isso, precisa também ser acompanhada pela escola, para tornar-se fundamento da evolução saudável de nossa sociedade.

A escola é parceira essencial da família na construção desse ser em formação, pois colabora efetivamente para o crescimento intelectual, cultural, social, cognitivo, crítico, científico e espiritual.

Um dos inúmeros deveres dos pais é oportunizar aos filhos a educação formal, dimensão formativa que só terá sucesso se ela for conferida a uma instituição que zele pelo interesse da família e da sociedade.
A participação da família junto à escola, como agente do processo educacional, tem papel decisivo no equilíbrio emocional, social e acadêmico do aluno. A responsabilidade institucional de ensinar é da escola e a de educar na plenitude é da família. Entretanto, família e escola dissociadas podem comprometer a formação dos nossos bens mais preciosos: nossos filhos, nossos alunos.
Obviamente, o Patronato não enxerga seu aluno como um ser fragmentado, tanto que cuida de sua inteireza dando-lhe acolhida constante, permanecendo sempre aberto ao diálogo e respeito das individualidades, atento à sua qualidade de vida prestando serviço de apoio pedagógico-educacional. Funciona na escola o Círculo de Pais e Mestres, com o fim de manter uma relação de parceria, cooperação e participação com responsabilidade.
As reuniões são realizadas de acordo com a necessidade e também na entrega de boletins, bimestralmente, onde os professores esclarecem as dúvidas das famílias em relação ao aproveitamento do aluno, e como elas podem estimulá-lo, ajudando-os nas pesquisas, com o dever de casa, mas sem, é claro, assumir completamente essas tarefas.
O Patronato Sousa Carvalho conta com um corpo docente gabaritado, experiente e com totais condições de oferecer uma educação de qualidade aos seus alunos. Para garantir a aprendizagem e o bom desempenho da educação, a instituição realiza periodicamente, avaliações do rendimento dos alunos e professores, sempre com acompanhamento psicopedagógico da professora Rosa Saraiva de Fortaleza.

A psicopedagoga possibilita formas inovadoras de ensino para melhor aprendizagem dos estudantes e relacionamento entre professores e alunos. Promove uma aproximação da família na educação de seus filhos e uma parceria evolutiva na construção de valores humanos.

O último encontro aconteceu em setembro. A psicopedagoga Rosa passou dois dias prazerosos no convívio escolar. Alem de encontro com alunos e professores, teve também encontro com os pais.

Comentários