Festa do Idoso de São Vicente de Paulo - Patronato de Ipu - 1ª parte

A festa do Ancião este ano no Patronato Sousa Carvalho de Ipu foi mais cedo. O dia do Idoso que é celebrado no dia 27 de setembro, é também dedicado ao idoso devido o grande amor que São Vicente dedicou aos pobres, doentes, desamparados e idosos. O Dia Nacional do Idoso foi estabelecido em 1999 pela Comissão de Educação do Senado Federal e serve para refletir a respeito da situação do idoso no País, seus direitos e dificuldades.
A população no mundo está ficando cada vez mais velha e, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), por volta de 2025, pela primeira vez na história, haverá mais idosos do que crianças no planeta. O Brasil, que já foi celebrado como o país dos jovens, tem hoje cerca de 13,5 milhões de idosos, que representam 8% de sua população.
A família Vicentina sempre se preocupou com os idosos. Até 2007, as filhas da caridade que dirigem esta instituição mantinham com recursos próprios uma vila de casas que já foi habitação de muitos idosos que não tinham para onde ir. O local foi desativado porque com a aposentadoria dos velhinhos, seus familiares preferem cuidar pessoalmente.
A tradição de celebrar o dia do idoso continua. É um desejo de São Vicente, e suas Filhas, as Irmãs de Caridade fazem com muito amor. "Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e espírito e amarás ao teu próximo como a ti mesmo" (Mat 22,37.39). Se não foi o lema, viveu como se fosse. Sabia muito bem tirar dos ricos para dar aos pobres, sem usar as forças dos braços, mas a força do coração. Dizia sempre: Quem dá aos pobres empresta a Deus".
O dia do idoso no patronato foi sábado, 25 de setembro.Os velhinhos chegaram cedo e foram acolhidos com muito carinho pelas Filhas da Caridade, as Senhoras da Caridade, A juventude Marial Vicentina, Professores e alunos vicentinos. Participaram de um momento cultural com brincadeiras, danças e sorteios onde demonstraram o quanto foram felizes em sua juventude; Depois tomaram o tradicional caldo do idoso.

Comentários