Projeto de Educação Ambiental


Aos oito dias do mês de junho do corrente ano, as 7:15h, nos dirigimos ao Salão Lauro Carvalho, da Escola Patronato Sousa Carvalho, na cidade de Ipu-Ce, para assistirmos as apresentações dos trabalhos das equipes dos alunos do 1º ano do Ensino Médio, turno manhã, da referida escola. Os trabalhos desenvolvidos pelos mesmos foram orientados pela Professora Jordânia Sipião, na disciplina de Redação, com o apoio da Direção, das Coordenações Pedagógicas, do Corpo Docente e Discente, dos Funcionários e de toda a Comunidade Escolar.

O Projeto de Educação Ambiental procura despertar nos alunos a responsabilidade para a importância da preservação ambientai e do convívio em sociedade, visa também proporcionar a utilização da linguagem como meio de expressão, informação, comunicação, participação social e política e uso da linguagem digital como ferramenta material de ação numa situação de aprendizagem e ensino. As equipes fizeram as suas explanações dando ênfase à questão ambiental no planeta, mas principalmente em nossa cidade.

Os trabalhos foram apresentados para os alunos do 6° ano A, 7° ano A, 8° anos A e B, todas turmas do turno manhã. Contamos com a presença enriquecedora da Diretora Irmã Lúcia, das Coordenadoras Francisca (Fundamental II e Ensino Médio) e Solange (Fundamental 1), da Professora Jandy (Geografia), do Professor Miranda (Matemática) e do nosso bibliotecário Sr. Osorio. Além das explanações, os alunos usaram recursos audiovisuais (músicas, vídeos, slides, etc) e material escrito (instruções sobre reciclagem de garrafas pets) o que colaborou para o fortalecimento das explanações e enriquecimento da aprendizagem.

Além disso, fizeram a exposição de objetos confeccionados a partir de material reciclado e o relato de experiência da cadeia local onde presos produzem objetos tendo como matéria prima sacos e sacolas plásticas. Para culminar o momento de interação das equipes, na manhã seguinte foi plantada na escola uma muda de árvore doada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

O mais importante foi percebermos o empenho, a responsabilidade e a solidariedade entre os grupos para atingir um objetivo em comum, que era compartilhar, transmitir e ao mesmo tempo adquirir conhecimento através de um olhar diferenciado, de forma dinâmica e embasada na vivência real do cotidiano.

A professora Jordânia falou da importância de trabalhar o lúdico com o aluno para que ele traga o conhecimento do cotidiano faça essa ligação entre aquilo que se estuda na sala de aula e aquilo que faz parte do dia-a-dia, fazendo a aula mais interessante, dando oportunidade de todos participarem, desenvolvendo o próprio conhecimento. Desta forma, aquilo que estávamos trabalhando em sala de aula, eles tiveram a oportunidade de presenciar na prática. Trabalhar só conteúdo sem ligar de alguma forma com a realidade, as aulas ficam sem significado para eles. De acordo com sua análise, as idéias dos alunos foram diferenciadas, mas com 100% de aproveitamento. O destaque maior foi para a última equipe, porque trabalhou tanto a reciclagem, mostrando possibilidades de aprendizado e oficinas com garrafas pet, com lata de leite ninho, como a questão ambiental in loco, porque foram para a Bica, mostraram lixeiras próximas a fontes. Foram a pé, tendo contato com a natureza, mostrando aquilo que a gente tem como comportamento do dia-a-dia que não deveria acontecer, que é jogar o lixo em qualquer lugar.

A última equipe abrangeu a questão da conscientização ambiental. A equipe trabalhou a questão da coleta do lixo que estava no lugar errado, como também a reciclagem de material, fazendo isso de uma forma muito leve e humorística. Na verdade educaram brincando.

A professora Jordânia Sipião é formada em Letras, com habilitação plena e pós-graduada em Língua Portuguesa. No Patronato leciona Redação, Literatura e Gramática.



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