Mensagem de Ação de Graças pelos 63 Anos.

Patronato, uma história de emoções e realizações.


O Patronato Sousa Carvalho tem uma longa e larga experiência no ensino em Ipu, tornando-se o berço da educação para os cidadãos desta região. Idealizada por um Padre de Carisma todo particular, Monsenhor Gonçalo sonhava com uma escola de educadores criativos, audaciosos e proféticos na resposta às necessidades da sociedade e da Igreja do seu tempo. 

O realizador deste sonho foi o Monsenhor Moraes, pessoa carismática, intelectual, figura fabulosa, de relato biográfico incontestável e uma trajetória de amor e dedicação à educação ipuense, um espírito empreendedor e sua aguçada visão futurista, concretizou esta faraônica obra, baluarte de mestres que desenvolveram um trabalho de formação cristã, oferecendo uma educação integral da personalidade que preparasse as gerações jovens para uma cidadania responsável, bem no coração dos desafios de uma sociedade em transformação. 

Monsenhor sabia que não poderia alcançar tamanha utopia, porem pela sua fé, convocou uma família para ajuda-lo na realização deste milagre no desenvolvimento do saber. A Família Sousa Carvalho imortalizou seu nome e nossas histórias como trilhos inseparáveis onde o norte é a plenitude da cidadania solidária, em que os beneficiados seriam todas as pessoas, sem exclusão.

O desafio continuava, pois o sonho de formar uma elite intelectual, de líderes cristãos que são e serão responsáveis pela evolução do país nos planos político, social, econômico e religioso, precisava de pulsos fortes para segurar o leme desta Nau do Saber. Para esta nova tarefa, Monsenhor Moraes trouxe para esta terra a Família Vicentina, com princípios propostos por Vicente de Paulo e Luísa de Marillac, fundamentada na verdade revelada por Jesus Cristo, seguindo linhas norteadoras na prática pedagógica, de modo a concretizar uma educação, onde educadores e educandos, desenvolvam a capacidade de interrogar-se, de aprender a aprender, aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser, numa relação pedagógico-cristã, democrática e participativa que permita, o processo de ensino e aprendizagem como realização pessoal, promovendo uma educação de qualidade, formativa e informativa, contextualizada, que garanta os aspectos intelectual, científico, físico, espiritual, social, popular e afetivo. 


Durante 61 anos, As Irmãs, Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo, implantaram uma educação austera, onde os únicos beneficiados seriam as ascendências, pois uma verdadeira comunidade cristã é formada de famílias. Muito fizeram por esta terra, mas, com votos de obediência um dia nos deixaram, porem com um legado incalculável, onde a única saída para nós, aprendizes de grandes mestres, foi mostrar que seu ensino não foi em vão.

Uma jovem que ingressou nesta casa para formar-se em pedagogia, jamais imaginava que um dia teria que segurar um leme tão pesado. Sem ter como voltar atrás e confiante nesta história que foi contada com muita coragem, fé e obstinação, a Escola passa para as mãos leigas de alguém que não tem medido esforços para continuar a escrever tão linda história. Francisca Vieira da Silva começou assinando seu nome como aluna desta casa, hoje assina como Diretora. Sua dedicação e seu jeito carinhoso de dialogar, tem dado efeitos surpreendentes, onde a confiança tem se aliada a resultados positivos. 

Os desafios continuam. Os sonhos destes imortais, hoje são realidades para a “Elite Intelectual do Ipu”, futuros da nossa Nação. Nossos alunos são destaques onde quer que cheguem, pois além de formação acadêmica e intelectual, recebem também formação humana de profissionais competentes. Contando com o apoio, a dedicação e o amor de professores escolhidos, com a única missão de transmitir conhecimentos e formar pessoas para a vida, nossa história continua. Importa mencionar a fidelidade do corpo de funcionários de todos os níveis, cuja prova é a sua longa permanência no Colégio. 

Parabéns a todos que entrelaçaram suas vidas no contexto desta narrativa que é a nossa realidade. Parabéns a todos que fizeram e continuam a fazer o Patronato Sousa Carvalho nos seus 63 anos de existência.

Comentários