DESFILE CÍVICO – 2014 Patronato Sousa Carvalho - 1ª Parte



Hoje é tempo de ser feliz! A vida é fruto de cada momento. Talvez seja por isso que a ideia de plantio seja tão reveladora sobre a arte de viver.

O PATRONATO SOUSA CARVALHO traz aqui seu desfile cívico em alusão à Independência do Brasil!
A Bandeira do Brasil, Ceará, Ipu e do Patronato conduzidas elegantemente pelos alunos do Ensino Médio, os porta Bandeiras representando o futuro, os nosso pré-universitários.
Como tema de nosso desfile: “SOU BRASIL, SOU SEMEADOR EM QUALQUER TEMPO, EM TODO LUGAR.”
Viver é plantar. É atitude de constante semeadura, de deixar cair na terra de nossa existência as mais diversas formas de sementes.


Semeador Saiu a semear – Jesus- profissões

O grande semeador Jesus Cristo lançou a semente. E as diversas profissões receberam o que foi semeado.

“Eu plantei, Apolo regou: mas o crescimento veio de Deus. De modo que nem o que planta é alguma coisas, nem o que reage, mas Deus que dá o crescimento.” (1 Coríntios 3, 6-7). Não devemos exaltar os homens, mas fixarmo-nos completamente no Senhor.

Semeou à beira do caminho, em terreno pedregoso, no meio dos espinhos

Algumas sementes caíram à beira do caminho. Como não tinham raiz, secaram. Outras, em terreno pedregoso, quando o sol saiu, ficaram queimadas. Outras caíram no meio dos espinhos, no entanto nenhuma delas vingou.
Hoje, nesse tempo que é nosso, o futuro está sendo plantado, as escolhas que você procura, os amigos que você cultiva, os valores que você abraça, o bem que você pratica, tudo será determinante para a colheita futura. Apesar dos espinhos e caminho pedregoso, o semeador acredita. Entre o plantar e o colher, existe o regar e esperar. 
O solo brasileiro é fértil, a semente semeada começa a dar frutos

Então, há o bom solo que produz frutos.

O Brasil é um país abençoado. O solo brasileiro é fértil, a semente semeada começa a dar frutos.
Cultura brasileira – festas juninas

Brasil, país que tem história presente na memória, não só do seu povo, mas também do mundo inteiro. É marcado pela extensa diversidade cultural. Mês de junho vai chegando, as tradicionais festas juninas, onde o laser e a arte criam formas expressivas que agradam ao povo. Apresentamos aqui, casais vestidos a caráter, que tão bem nos lembram as músicas tradicionais de quadrilha, forró, xote e baião. Vamos voar na magia dos nossos costumes.

O carnaval é a festa popular mais celebrada do Brasil e que, ao longo do tempo, tornou-se elemento da cultura nacional. Porém, o carnaval não é uma invenção brasileira, nem tão pouco realizado apenas neste país. As fantasias de carnaval têm grande importância para a festa, foi a forma que os foliões encontraram para dar um ar mais divertido ao carnaval. Carnaval do Brasil, misto de alegria, fantasia e animação, frevo, blocos de rua, samba no pé e muito amor no coração. É a cultura brasileira em evolução.

Literatura brasileira 

Lembramos aqui Monteiro Lobato, escritor célebre e uma das suas obras que encantou e continua encantando gerações – “O sítio do pica-pau amarelo”. Visconde de Sabugosa, Emília, Pedrinho, Narizinho, Dona Benta, Tia Anastácia, na nossa memória fazem história.
Nunca foi tão importante haver boa literatura infantil, porque as crianças são atraídas por milhares de coisas, porém quanto mais cedo tiverem contato com os livros e perceberem o prazer que a literatura produz, maior será a probabilidade de se tornarem adultos leitores e mudarem o mundo com a viagem fantástica que fazemos através da leitura.

Folclore

A arte folclórica. O conhecimento popular sobre o universo, o homem, os fenômenos naturais relacionados com a vida cotidiana, os mitos e lendas ricos em personagens, que geralmente habitam matas, rios, retratando seres que vivem em locais onde há barulho das tempestades, o silêncio das matas, o estrondo das pororocas e outros aspectos que envolvem os ciclos da natureza.
      
   Abrimos aqui um espaço para retratação dos mitos e lendas brasileiras, isso é apenas um grão nesse imenso mundo que envolve o folclore brasileiro, aqui representado pelos nossos frutos do amanhã.
         Olha o Boi Bumbá, um grande mito do folclore brasileiro. Nossas crianças participam no resgate da cultura brasileira.
“Brasil, referência mundial na fabricação de vacinas”

      
   Nosso país é referência mundial na fabricação de vacinas. Com tecnologia pioneira na fabricação de substância imunobiológicas. Entre os líderes em tecnologia, está a Fundação Osvaldo Cruz, entidade responsável pelo desenvolvimento de pesquisas e fabricação de grande parte das vacinas utilizadas no programa nacional de imunização. Na hora da aplicação das vacinas, profissionais de saúde acalmam crianças com palavras de incentivo. Frases como: “É só uma gotinha!”, “Abre o bocão” e “Não vai doer nada!”. São palavras que ouvimos e aqui agradecemos a Deus pelos profissionais que criaram e com amor, estão na luta para salvarem vidas. Para eles, nosso respeito e gratidão.


Manterem as crianças vacinadas e com a carteirinha de vacinação em dia, é uma maneira de mantê-las livres de doenças, por isso, “leve seu herói ao posto de vacinação”. E seja parte dos que venceram as enfermidades como: sarampo, poliomielite, coqueluche, tétano, difteria, febre amarela e demais outras doenças. Brasil, país referência em exportação de vacinas no mundo. 

Balizas  
       
 
Com graça e inocência, vamos receber o pelotão das Balizas, que com movimentos rítmicos, elegância e gestos inocentes, entram para dar brilho ao nosso desfile. Sob a regência da professora Vera Lúcia, trazem no seu jeito faceiro e alegre todos os movimentos de paz, plantando sementes boas, repletas de amor para colher frutos de alegria.

A Banda Marcial


        
É chegado o grande momento. Nossa Banda com nossos pequenos mascotes: João Luís, Lavoisier, José Zinedine, João Vítor – Ana Cecília, composta por nossos ilustres alunos e regida pelo maestro Jorge Nobre, com o apoio do professor Júnior Melo, demonstram sincronia. Em total afinação com nosso querido Brasil, fazem o pedido através das batidas, ao nosso criador: “Senhor, que as pessoas sejam terra fértil e que sua vontade se realize na vida de todos. ”

Comentários