Mensagem para Aula da Saudade


Hoje nos despedimos! Ou quase. Percorremos um longo trajeto.
 
Valeu a pena? Tudo valeu a pena? Acredito que sim. Valeu por cada um que durante o curso demonstrou sensibilidade, sensatez, espírito de equipe àqueles que se tornaram inesquecíveis em nossa memória. As relações interpessoais que fizeram com que diferenças e similaridades fossem sinônimas de igualdade, onde possibilitou a compreensão e a enculturação da turma.
Foram tantos mestres, metodologias diferentes, uma amplitude de sentimentos, emoções intensas, alguns desenganos por confiar de mais, incertezas nas relações, derrotas que se transformaram em concepções para conquistas de espaços, individuais ou coletivos, mas que contribuíram com o crescimento da turma.

É hora de assinarmos a autoria deste livro.

Não é o fim! Não estamos nos despedindo um do outro! Sabemos que muitos trilharão seu próprio caminho, porem na nossa memória ficará a lembrança de encontros e desencontros que geraram divergências, mas ao mesmo tempo nos uniram. De colega de sala passamos para companheiros de caminhada. O presente que oferecemos é a amizade àqueles que nos quiseram bem; O nosso perdão àqueles que por motivos alheios à nossa vontade não nos compreenderam nem se fizeram compreender: E os que por algum motivo deixaram-nos numa saudade antecipada, ficarão gravados num retrato sempre presente na memória.

Chegamos ao final do Ensino Fundamental com a consciência do dever cumprido. Valeu pelos frutos gerados e pelo aprendizado que também servira para a vida. Se não houver frutos, valeu a beleza das flores, se não houver flores, valeu a sombra das folhas, se não houver folhas, valeu a intenção da semente que foi plantada em suas mentes e podem germinar a qualquer momento.

Valeu pelo tempo que passamos juntos, pois muito mais do que lições acadêmicas, aprendemos e ensinamos lições de vida. O sentimento adquirido despertou um senso prático daquilo que vale a pena ser empreendido, daquilo que é belo, do que é moralmente correto. Devemos instruir-nos para abranger as motivações do dia a dia, nossas fantasias e nossas angústias, para assim determinamos com exatidão nosso lugar na sociedade.


Valeu pela saudade que a despedida deixa. Sabemos que ela vem acompanhada da possível distância, mas não conseguirá apagar em nossas mentes a lembrança dos momentos que passamos juntos. Ficarão as recordações das brincadeiras em sala de aula, dos risos, das reuniões na hora do recreio, os trabalhos em grupo, as mensagens passadas através do celular, em tampas de canetas, em um piscar de olhos... Só quem pertenceu a tudo isso sabe do que falamos.

Devemos ter em mente agora, que o que realmente valeu não foi o ponto de partida ou de chegada e sim a caminhada. Quem continuar junto, que saiba aproveitar o restante do percurso e caminhe de mãos dadas. Quem for partir, saiba que o próximo período que estaremos juntos pode ser incerto, pode ser breve, pode demorar o suficiente para esquecermos de algumas faces, no entanto, relevante é saber que aqueles que deixaram seus rastros marcados em nosso coração sempre saberão o caminho.


Este é momento de erguer um monumento, de fazer saber a cada um, mesmo com poucas palavras que você é inesquecível. Fale! Expresse seu sentimento! Um abraço vazio de sentido não traduz nenhum sentimento, mas se ele levar o pulsar de um coração amigo, certamente aquecerá a lembrança por muito tempo de quem o recebe. Por tanto, levante-se da comodidade em que está e aborde um amigo, mas não esqueça aquele que não foi tão amigo. (brincadeira: Abraçar a todos.)

Chegou a hora de agradecermos. Obrigada aos professores que nos acompanharam desde o começo do curso, aos que passaram rapidamente e deixaram também suas contribuições, aos funcionários e também a nossos familiares. Obrigada a vocês que compartilharam os prazeres e dificuldades desta jornada. Partamos confiantes em busca de nossos ideais, pois o Ensino Médio é um despertar para o futuro que nos aguarda. (Hora do abraço de gratidão e cochicho com os professores)


Nossa convivência até aqui ainda não indica a direção a seguir. Já justificamos o coleguismo, perpetuamos a união, denunciamos a inconsequência, reprovamos o desalento. Agora é hora de julgarmos o destino culpado e absolvermos a solidariedade.

Quando amamos o que fazemos e acreditamos do fundo de nossa alma, em algo, nos sentimos mais fortes que o mundo, e nossas atitudes são serenas a ponto de despertar a certeza de que nada poderá vencer a nossa fé. Surge uma força estranha que nos ajuda a tomar a decisão certa, na hora exata e, quando atingimos nossos objetivos ficamos surpresos com nossa própria capacidade.

Agora, se faz necessário ampliar cada sinal que aponte o norte, pois irão surgir novas e diferentes conexões, onde a afeição e a conquista estarão sempre presentes. Assim disse Fernando Pessoa: “Valeu a pena”? "Tudo vale a pena se a alma não é pequena."


Aula da Saudade do 9º Ano de 2012 do Patronato Sousa Carvalho


Autoria de Osorio Soares Gomes

Comentários

  1. Parabéns, belíssimo texto. Permissão para fazer alguns recortes e anexar às minhas mensagens para os meus alunos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Apesar da escola não ter lhe respondido, fico feliz de poder contribuir. Sou o autor do texto.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  2. Oi, boa tarde! Texto maravilhoso! Vou, como a professora Celinha, me apropriar de algumas partes para uma mensagem aos meus alunos da 3ª série, com a devida autoria. Obrigada.

    ResponderExcluir
  3. Belíssimo texto! Peço permissão para expandilo e levá-lo aos meus alunos nas festividades finais..
    Desde já agradeço e parabenizo!

    ResponderExcluir

Postar um comentário