Aula de Campo - Parque Nacional de Ubajara

No dia 1º de Outubro de 2011 o Patronato Sousa Carvalho promoveu uma aula de campo para os alunos que estão cursando o nono ano do Ensino Fundamental. Esta metodologia é muito utilizada pelos professores como forma de consolidar a importância do contato com a natureza no processo de ensino e aprendizagem da Educação Básica. As aulas teóricas abordam de maneira descontextualizadas os conteúdos didáticos das ciências naturais.

Os alunos foram acompanhados pela coordenadora do Ensino fundamental II – tarde Ana Maria, a professora de biologia Jandy Camargo, a professora de história Antonia Verciangleisa mais conhecida como Vercinha e agradável companhia dos guias turísticos André e Wesley.

Histórico colhido dos relatórios dos alunos.

Criação e localização

O Parque Nacional de Ubajara fica localizado na serra da Ibiapaba e foi criado pelo Presidente J.K. em 30 de abril de 1959 com uma área de 563 hectares de área preservada. Em 2002 o Presidente Fernando Henrique ampliou esta área para 6288 hectares, abrangendo 3 cidades: Ubajara, Tianguá e Frexeirinha.

Fauna e Flora

A caminhada começa com uma trilha de 7 Km, que requer dos visitantes um certo preparo físico, mas a beleza do lugar refaz as energias.
A vegetação predominante é: coco babaçu, murici, copaíba, ipês amarelos e roxos, e outros que compõem a Caatinga. A região apresenta uma ligeira mistura de vegetação exótica (que não são nativas) como jaca, manga, que estão sendo eliminadas para dar espaço às nativas, além destas não permitirem que plantas menores realizem fotossíntese e se desenvolvam devido à sua altura que impede a penetração de raios solares no solo. O parque apresenta 17 tipos de cobras, onças suçuaranas, macacos prego, paca, mocó, entre outros.

A gruta

A gruta foi descoberta pelos franceses e pelos tabajaras que ali viviam. A sua extensão é de 1120 m, mas só está aberta para visitação 420 m, ou seja, apenas 30% do total. O restante está reservado apenas para biólogos, estudiosos e pesquisadores. No interior da gruta, na área proibida aos visitantes existe um rio chamado mucuripe. A profundidade da gruta é de 70 m. A gruta possui diversas salas com nomes sugestivos às figuras representadas pelas formações rochosas: sala do sapo, corredor das maravilhas, sala da rosa, sala das cortinas e a sala dos retratos ou do cavalo. A sala do índio, seios e presépio estão fechadas para visitação devido a falta de iluminação.
A aula durou em torno de 4 horas.


Texto e fotos: Alunos do 9º ano do Ensino Fundamental

Comentários